Datas Comemorativas

Hoje é: Dia de Nossa Senhora de Guadalupe (Padroeira da América).

Amanhã é: Dia do Deficiente Visual.

De 10 em 10 - Notícias desta segunda-feira, 19, que você não pode deixar de saber para comentar por aí:

1 - No próximo dia 23 será realizada em São Paulo, a entrega do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques – 8ª edição, realizado pela Fundação Carlos Chagas. A iniciativa tem como objetivo valorizar e divulgar experiências formativas propostas e realizadas por docentes dos cursos de Licenciatura na formação de professores para a Educação Básica. Mais informações sobre o Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques em 2018 e os resultados das edições anteriores em www.fcc.org.br/fcc/premios/premio-rubens-murillo-marques 

2 - A Universidade Federal do Paraná vai celebrar o Dia da Consciência Negra, nesta terça-feira (20), com uma homenagem a Enedina Alves Marques, a primeira engenheira negra do Brasil e a primeira mulher a se formar em Engenharia Civil no Paraná. Filha de uma empregada doméstica, Enedina tornou-se um exemplo de superação e sua trajetória, marcada pela participação em obras como a usina Capivari-Cachoeira, será reconhecida com uma placa no Setor de Tecnologia da UFPR. Será às 11 horas no hall do prédio de Administração do Setor de Tecnologia – Centro Politécnico – Avenida Cel. Francisco H. dos Santos, 100.

3 - Em solenidade realizada nesta quarta-feira, 14, na sede do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), em Campinas (SP), o ministro da Educação Rossieli Soares participou, ao lado do presidente Michel Temer, do lançamento da primeira etapa do Projeto Sirius – o novo acelerador de elétrons desenvolvido pelo Cnpem, organização supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O equipamento tem a função de gerar luz síncrotron, um tipo de luz especial de altíssimo brilho capaz de revelar, em alta resolução, estruturas dos mais variados materiais orgânicos e inorgânicos, como proteínas, vírus, rochas, plantas, ligas metálicas e outros. Seu uso é aplicável em áreas diversificadas, como agricultura, saúde e exploração de petróleo e gás.

4 - A tecnologia é um excelente aliado das mais diversas áreas. É possível fazer compras, transações bancárias, controlar dietas e exercícios físicos, tudo pelo computador ou pelo celular, de onde você estiver. Na área da saúde, um novo aplicativo vai ajudar a combater os riscos de transtornos mentais e comportamentais, que hoje são a terceira maior causa de afastamento do trabalho. O GeSTRESS é um aplicativo voltado para o autoconhecimento e autogerenciamento do estresse. A ferramenta reúne teste de personalidade, sessões diárias de conhecimento com vídeos, áudios, textos, além de um diário emocional, onde podem ser registradas todas as emoções do dia a dia. O aplicativo foi desenvolvido pelo Centro de Inovação Sesi em Fatores Psicossociais, localizado no Rio Grande do Sul, que desenvolve, por meio de pesquisas, serviços e produtos para apoiar a indústria no reconhecimento e gestão dos fatores que causam o afastamento dos trabalhadores.

5 - O empresário Faruk El Khatib lança livro que inaugura coleção da Editora Senac São Paulo. Em “De Porta em Porta a Nova York”, o autor relata seus dias à frente da Editora Grafipar e do jornal Correio de Notícias, além de ter sido sócio de Maurício de Souza e empresário de Pelé. O lançamento será dia 4 de dezembor, às 18h30, na Livraria Curitiba ParkShopping Barigüi (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê). Entrada gratuita.

6 - Neste dia 20 de novembro, o grupo de afinidades da Basf Black Inclusion Group (BIG) completa um ano. Formado por pessoas negras e não negras, o grupo foi criado a fim de promover a conscientização relacionada à diversidade étnico-racial e fomentar políticas afirmativas de inclusão de pessoas negras na empresa. Entre as iniciativas no período, está a parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares.

7 - Neste mês da Consciência Negra, o Santander Brasil promove uma série de ações com o objetivo de conscientizar a sociedade, e seus mais de 46 mil colaboradores, que “Talento não tem cor”. O pontapé inicial já foi dado, com a caracterização da sede do Banco e do Farol Santander, em São Paulo.

8 - Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da graduação em Ciências do Trabalho, da Faculdade Escola Dieese. O curso, oferecido desde 2012 e avaliado com quatro estrelas pelo Ministério da Educação (MEC), trata do mundo do trabalho a partir da interlocução entre diversas áreas de estudo, como a Economia, a História e a Sociologia. A formação permite a atuação em diversas áreas profissionais, como a sindical, parlamentar, social, cultural, de pesquisa, educação, assessoria e gestão. As inscrições podem ser feitas até 14 de dezembro, pela internet, no site da instituição (http://sagu.dieese.org.br/vestibular ); ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na sede da instituição: rua Aurora, 957, bairro Santa Ifigênia, São Paulo/SP (próximo ao Metrô República, saída pela rua do Arouche). Mais informações: http://escola.dieese.org.br/escola/ensino/graduacao 
9 - Serviço Social, Comunicação e Rede Social, Publicidade e Consumo, Produção Multimídia, Produção Audiovisual e História são os novos cursos a distância abertos para 2019 pela Universidade Metodista de São Paulo. As novidades contam com cerca de 80 polos de apoio em todo o país, com inscrições gratuitas para o vestibular. Mais informações pelo www.metodista.br .

10 - O Ministério da Educação lançou no último dia 13, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e apoio da TV Escola e da Fundação Roberto Marinho, o Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME), uma proposta inovadora de ensino presencial mediado por tecnologia. O lançamento foi feito pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, na escola estadual Lúcia Martins Coelho, em Campo Grande (MS).

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

Artigo do Dia

Somos mal-educados dentro e fora do WhatsApp?



Autor(a):

Acedriana Vicente Vogel