Datas Comemorativas

Hoje é: Dia de Nossa Senhora de Guadalupe (Padroeira da América).

Amanhã é: Dia do Deficiente Visual.

De 10 em 10 - Notícias desta segunda-feira, 5, que você não pode deixar de saber para comentar por aí:

1 - Desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação de provas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou, pela primeira vez, o menor percentual de ausentes: 24,9%, o que corresponde a 1.374.430 participantes, do total de 5.513.749 inscrições confirmadas. Os índices foram registrados no primeiro dia de prova da edição de 2018 do exame, neste domingo, 4 de novembro. Como a abstenção é um dado que considera os dois dias de aplicação, esse número pode diminuir, mas não aumentar.

2 - Entre os dias 8 e 14, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix promoverá o Seminário Internacional de Marketing e Negócios Internacionais que receberá a professora Barbara Knup, da Zuyd University of Applied Sciences, Maastritch, Holanda. A visita faz parte de um convênio de cooperação técnica entre a Rede Metodista de Educação e a Zuyd University of Applied Sciences (www.zuyd.nl/en)

3 - Alunos de escola pública, professores, designers e programadores de todo o país se reuniram em São Paulo, no último dia 31, para o evento de encerramento da “Maratona Unicef Samsung”. Voltada à melhoria da qualidade da Educação brasileira, a maratona tem como foco a criação de projetos de aplicativos para os anos finais do Ensino Fundamental (6º a 9º ano). Durante o evento, as 31 equipes premiadas apresentam seus projetos e mostram como a tecnologia pode ser uma aliada de estudantes e professores em sala de aula.

4 - A felicidade, em qualquer ambiente, seja ele de convívio social ou profissional, é uma questão que ganha cada vez mais espaço quando o assunto é aprimorar relações interpessoais e de autoconhecimento. Uma das maiores preocupações das grandes empresas tem sido compreender e estruturar esse bem-estar pessoal para aplicá-lo de forma eficaz e transformadora nas organizações.

5 - Nos últimos anos, gestores de todo o país têm tratado a felicidade como assunto estratégico no ambiente corporativo. Pessoas felizes apresentam desempenhos superiores em aspectos como produtividade, engajamento e criatividade. Entendendo como funcionam todos os mecanismos que proporcionam um crescimento individual, é possível fazer com que todos os ambientes sejam agradáveis. Pensando nisso, a consultoria curitibana Hümans at Work, que atua com grandes empresas brasileiras, lançou um indicador inédito que mensura a felicidade nas corporações e oferece insumos para gestão: a Hümans Happiness Survey - Indicador de Felicidade no Trabalho, que está disponível no site www.humansatwork.com.br .

6 - O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) está entre as dez instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro, com curso de Medicina, que tiveram o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) aprovado em 2018. Trata-se de um programa do Ministério da Saúde que, há alguns anos, não abria edital.

7 - A Autarquia Municipal de Educação de Apucarana recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio do Serviço Social da Indústria que reconhece as melhores práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Prêmio Sesi ODS). A entrega foi na última terça-feira (30), no Campus da Indústria, em Curitiba.

8 - O diretor de Educação da Safernet Brasil, Rodrigo Nejm; o diretor de cinema Aly Muritiba; o co-fundador da canadense Execution Labs, Jason Della Rocca; e a procuradora da República Neide Cardoso, estão entre as presenças confirmadas para o Seminário Cidadania Digital, que será realizado em Curitiba no dia 9, com organização da UFPR e outras instituições parceiras do Plano de Educação em Direitos Humanos. Além de promover a cidadania digital, o evento pretende fomentar a aplicação de tecnologias à educação em direitos humanos.

9 - No dia 29 de outubro, no Dia Mundial do AVC, neurologistas do Hospital Marcelino Champagnat foram até às salas de aula do Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, para orientar os jovens sobre o Acidente Vascular Cerebral. A ação contou com a participação dos médicos Fernando Spina Tensini, Tallulah Spina Tensini, Valéria Scavasine e Lívia Rodrigues Figueiredo, para explicar como identificar a doença e as medidas necessárias para realizar um rápido atendimento.

10 - O educador e escritor Marcelo Cunha Bueno lança sua segunda obra, "No chão da escola: por uma infância que voa”, em Curitiba, no próximo dia 7. A partir das 19h, o autor dará uma palestra na Escola Umbrella para o público e segue com a venda do livro e autógrafos. Para participar, os interessados devem fazer inscrição pelo e-mail supervisão@umbrella.com.br e doar um quilo de alimento não perecível como entrada.

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

Artigo do Dia

Somos mal-educados dentro e fora do WhatsApp?



Autor(a):

Acedriana Vicente Vogel