Datas Comemorativas

Hoje é: Dia da Criatividade.

Amanhã é: Dia do Conselheiro Tutelar.

De 10 em 10 - Veja notícias desta quinta-feira, 1º, que você não pode deixar de saber para comentar por aí:

1 - Que tal doar aquele livro que está esquecido na prateleira e ainda ganhar um cafézinho? Para celebrar o Dia Nacional do Livro, comemorado no dia 29 de outubro, a Esalcafé, de Curitiba, preparou uma ação exclusiva. Entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro, quem visitar a cafeteria e doar um livro em bom estado será presentado com um café especial ou um cappuccino.

2 - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será aplicado neste e no próximo domingo, 4 e 11 de novembro, em 1.725 municípios brasileiros, 70 deles de difícil acesso. O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão preparados para aplicar a prova para 5.513.726 participantes. Mais de 81% já acessaram o cartão de confirmação da inscrição, que informa o local de provas. No ano passado, neste mesmo período, essa porcentagem era de 61%.

3 - Os alunos da Escola Atuação, de Curitiba, entregaram nesta quarta-feira (31) cerca de 400 lenços que arrecadaram durante o mês de outubro para as pacientes com câncer do Hospital Erasto Gaertner. Quem recebeu os lenços foi a representante do hospital, dona Carlota, de 92 anos, voluntária na instituição que cuida especificamente dos curativos dos pacientes com câncer. A campanha teve o tema “Algumas princesas usam coroa e outras usam lenço” e todos participaram: alunos, professores e famílias. A atividade faz parte do projeto Corrente do Bem, que, com diferentes ações, incentivam as crianças e mostram que valores como a solidariedade e empatia podem fazer a diferença na vida de todos.

4 - A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) receberá R$ 20 milhões de recursos do Ministério da Educação para a manutenção de programas executados em parceria com o MEC. A Embrapii faz parte de um rol de empresas que mantém contrato de gestão com o órgão. O montante já estava previsto no Orçamento de 2018.

5- A educação de crianças com necessidades especiais é um assunto de extrema importância que vem sendo cada vez mais debatido. Dentro deste cenário, entre os dias 1º e 3 de novembro, será realizado em Curitiba o evento “Autismo na Educação: família, escola e terapeutas”, promovido pelo Instituto Ico Project, visando a capacitação a respeito das questões que envolvem o autismo. Serão palestras e conversas com diversos profissionais da educação, equipes terapêuticas e familiares trazendo debates a respeito da inclusão nas escolas, adaptação curricular, materiais adaptados, histórias sociais para contexto escolar, bullying, comportamentos desafiadores entre outros assuntos.

6 - Diante de juízes, promotores e advogados, os alunos matriculados no 5º ano da Escola Municipal Augusto Weyand, de Apucarana, fizeram no último dia 29 um júri simulado no plenário do Fórum Desembargador Clotário Portugal. A atividade é o ápice do projeto Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola, desenvolvido na rede municipal de ensino apucaranense há três anos, através de uma parceria entre a Autarquia de Educação e o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

7 - O aluno Pedro Henrique Cordeiro Soares (17) conquistou o primeiro lugar geral no vestibular de verão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), recebendo uma bolsa integral oferecida pela instituição. Com mais de 60 opções de curso e 11 mil inscritos, o estudante da Escola SEB Dom Bosco participou do tradicional banho de lama dos aprovados realizado no último dia 23.

8 - O Ministério da Educação publicou, no Diário Oficial da União do último dia 26, a portaria nº 1.095, que apresenta novas regras para a expedição e o registro de diplomas de cursos de graduação. O objetivo é mitigar o risco de fraudes e conferir maior segurança nos procedimentos internos das instituições de educação superior, que terão um prazo de 180 dias para se adequar às novas regras.

9 - Começou no último dia 25 os aditamentos dos contratos do Novo Fies no primeiro semestre de 2018. Os procedimentos devem ser realizados por meio da página www.sifesweb.caixa.gov.br, no período de 25 de outubro até 30 de novembro de 2018. Caso haja necessidade de alterações no contrato, como a troca de fiador, o estudante deve comparecer a uma agência da CAIXA. Nesse caso específico, o estudante deverá comparecer com o novo fiador e apresentar os novos documentos comprobatórios.

10 - Nos dias 6 e 10 deste mês de novembro, alunos de Educação Básica da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação e de outras escolas de Novo Hamburgo e região metropolitana apresentarão resultados de pesquisas científicas desenvolvidas em sala de aula. A Feira de Iniciação à Pesquisa, que integra o programa Inovamundi da Universidade Feevale, será no Câmpus II da Instituição, das 9h às 11h30. O intuito é estimular, nos alunos das escolas de educação básica e tecnológica de Novo Hamburgo e municípios vizinhos, a vivência e a troca de conhecimentos científicos na Educação Básica e Profissionalizante. Neste ano, a FIP conta com cerca de 200 trabalhos produzidos por alunos da Escola de Aplicação Feevale e cerca de 100 desenvolvidos por estudantes de outras escolas, a maioria da rede pública, um recorde entre todas as edições.

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas