Datas Comemorativas

Hoje é: Dia da Criatividade.

Amanhã é: Dia do Conselheiro Tutelar.

De 10 em 10 - Notícias desta sexta-feira, 26, que você não pode deixar de saber para comentar por aí:

1 - A Maratona Unicef Samsung começa a colher seus primeiros resultados. Após selecionar 31 equipes para criar aplicativos educacionais que possam contribuir com a melhoria do conteúdo apresentado em salas de aula, o projeto agora acompanha o trabalho dos alunos e docentes envolvidos na criação dos apps. Do Paraná, duas iniciativas foram selecionadas – os projetos da equipe Prisma, com participantes do ensino médio, técnico e superior de diferentes unidades de educação de Paranavaí, e da equipe “Bardos Digitais”, de Curitiba.

2 - A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Núcleo de Concursos (NC), divulgou, nesta quinta-feira, 25, a lista definitiva dos candidatos que concorrem às vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012 para autoidentificados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. A relação está disponível aqui.

3 - Na noite desta quinta-feira (25), três escolas públicas brasileiras foram premiadas como vencedoras nacionais da quinta edição do prêmio “Respostas para o Amanhã”, iniciativa da Samsung coordenada pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) que visa ao desenvolvimento de projetos multidisciplinares que envolvam alunos e professores em prol de melhorias nas comunidades onde vivem. Ao todo, receberam a homenagem sete professores e 82 alunos, durante evento em São Paulo.

4 - O Prêmio Itaú-Unicef divulga os 30 projetos finalistas de sua 13ª edição. Entre eles, dois são do estado de Paraná, realizados nas cidades de Cambé e Londrina. Os vencedores deste ano serão conhecidos no dia 27 de novembro, em cerimônia no auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Os projetos paranaenses foram selecionados na categoria OSC em Ação. Nesta fase, cada um recebe R$ 40 mil, que se somam aos R$ 20 mil já garantidos por terem sido escolhidos para a etapa semifinal. Projetos finalistas no estado do Paraná: “Refúgio - Construindo um mundo melhor”, de Cambé, e “Batuque na Caixa”, de Londrina.

5 - De 29 de outubro a 1º de novembro, será realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o II Encontro de Ensino de Física, com debates sobre temáticas relevantes para a área e oportunidades de compartilhamento de trabalhos e experiências com vínculo com o ensino da disciplina. O evento é voltado a licenciandos em Física e áreas afins, professores da Educação Básica e do Ensino Superior e outras pessoas interessadas. A organização é do Laboratório de Projetos e Artefatos Didáticos (LaPADi) do Departamento de Metodologia de Ensino (DME), do grupo do Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Física (PET-LiF) e do Diretório Acadêmico da Física.

6 - O Natal se aproxima e para ajudar a comunidade a enfeitar sua casa, ambiente de trabalho ou até mesmo gerar renda através de vendas e serviços, o Senac realiza workshop gratuito sobre enfeites de natal. O minicurso acontecerá em várias unidades do Paraná neste dia 26 de outubro. A programação será o desenvolvimento de enfeites de natal, que podem ser colocados em casa, nas lojas do comércio, para entregar como presente aos clientes, ou até mesmo uma oportunidade de renda para quem está fora do mercado. As vagas são limitadas. Para garantir a participação os interessados devem se inscrever diretamente na unidade do Senac. Também é possível realizar inscrição através do telefone 0800 643 6 346.

7 - Nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, o Centro Europeu vai promover um evento especial para celebrar o “Dia de Los Muertos” na cidade de Curitiba. A festa, inspirada nas conhecidas tradições mexicanas de festejos para o “Día dos Mortos”, vai oferecer diversas atividades e oficinas para todos os públicos.

8 - Para se sair bem na redação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é necessária muita dedicação aos estudos. A redação, um dos principais pontos de atenção dos estudantes, é um momento que exige conhecimento e preparo para dissertar sobre os temas da atualidade. Para ajudar os candidatos que farão a prova este ano, o Videocamp criou a playlist “Para se dar bem no Enem”. A seleção reúne 32 conteúdos audiovisuais que trazem em suas narrativas temas atuais, que podem ajudar os estudantes tanto no argumento da dissertação, quanto em questões da prova que exigem um conhecimento multidisciplinar.  

9 - A plataforma Lattes já está consolidada como o principal banco de currículos do Brasil, com mais de 6 milhões de registros e quase 20 anos de criação, de acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A partir da necessidade de aprimoramento e modernização do Lattes, a entidade criou uma nova estrutura para a Comissão de Gestão do Lattes (COMLATTES). Nessa configuração, está prevista a participação de membros externos, da comunidade de usuários e parceiros do CNPq, universidades e comunidade acadêmica. A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) faz parte desta configuração.

10 - A Aceleradora ISAE Business tem o objetivo de incentivar novos projetos e empresas inovadoras, a fim de expandir rede de contatos e conhecimento mercadológico. E em Londrina, o primeiro ciclo acaba de ser concluído. Hoje, na cidade, já existem startups com produtos no mercado que foram apoiadas pelo programa. Para mais informações sobre o projeto, acesse o site www.isabrasil.com.br  ou ligue para (43) 3306-7700.

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas