Datas Comemorativas

Hoje é: Dia do Contato Publicitário.

Amanhã é: Dia Internacional do Radioamador.

De 10 em 10 - Notícias desta sexta-feira, 28, que você não pode deixar de saber para comentar por aí:

1 - Um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior estuda a distância, de acordo com o Censo da Educação Superior divulgado dia 20 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Enquanto o ensino presencial apresentou queda nas matrículas, a educação a distância (EaD) registrou o maior salto desde 2008.

2 - Abrem, nesta segunda-feira, 1º de outubro, as matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2019 da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação. As inscrições para alunos novos podem ser feitas on-line, pelo site www.escolafeevale.com.br , no link Matrículas 2019. Após a inscrição, os responsáveis pelo estudante agendam uma entrevista com o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) para conhecer a proposta pedagógica da Instituição. Os níveis de ensino são: Educação Infantil, Ensino Fundamental, E,nsino Médio e Cursos Técnicos (Informática para Internet e Publicidade).

3 - A Universidade Federal do Paraná (UFPR) figura entre as melhores universidades do mundo no World University Rankings 2019 da publicação britânica Times Higher Education (THE). O levantamento foi realizado com 1.250 universidades de 86 países. A partir da 200ª posição, as instituições são consideradas por grupos. A UFPR é 22ª colocada entre todas as instituições brasileiras e entre as federais a 15ª colocada.

4 - O Centro Universitário UniOpet promove no próximo dia 30 de setembro um concurso de bolsas para o ensino superior nas modalidades presencial, semipresencial e ensino a distância. Serão distribuídas três bolsas de estudos parciais por curso para as mais de 30 opções de graduação. Os abatimentos de 50, 30 e 20% serão válidos para o primeiro ano de curso. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente em www.opet.com.br/vestibular . A prova será realizada às 14h no campus Rebouças.

5 - Os 1.100 estudantes das turmas de 6º ao 9º ano, da Escola Municipal do CAIC Candido Portinari, no bairro CIC, participaram de uma palestra especial nesta quinta-feira (27). A perita criminal da Seção de Computação Forense da Polícia Científica do Paraná, Sandra Balthazar, esteve na escola para alertar sobre os perigos do mau uso do ambiente virtual. As turmas ouviram atentas e puderam esclarecer dúvidas sobre as situações que podem oferecer riscos como uso inadequado de dispositivos que permitem compartilhamentos de imagens, vídeos, além dos jogos on-line e de conteúdos impróprios na internet.

6 - O Ministério da Educação (MEC) solicitou ao presidente Michel Temer o adiamento do início do horário de verão em razão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O horário de verão está previsto para iniciar no dia 4 de novembro, data marcada para a realização do primeiro domingo de provas do exame.

7 - Estudantes da rede pública receberão livros de literatura em 2019, além do material didático, de acordo com o novo formato do Programa Nacional do Livro e do Material Didático Literário (PNLD). A escolha das obras pelas escolas credenciadas teve início no último dia 25 e irá até o dia 8 de outubro.

8 - Escolas particulares de todo o país começam a anunciar os reajustes nas mensalidades que serão cobradas em 2019. Os valores variam de acordo com a região e também com o local onde está o estabelecimento. Pais e responsáveis, no entanto, podem se proteger e questionar as escolas caso percebam aumentos abusivos.

9 - Mais da metade dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em fase de amortização em junho está com pagamento atrasado. Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de um total de 727.522 contratos, 416.137 (57,1%) estão irregulares. As dívidas já totalizam cerca de R$ 20 bilhões.

10 - “Todo fracasso tem um lado bom”. Esse é um dos ensinamentos da obra Kintsugi – O poder de dar a volta por cima (Editora Citadel, 208 páginas, R$ 42,90), que o empresário e palestrante Edgar Ueda, lança no próximo dia 4 de outubro, às 19h30, na Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigui [rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, tel. 41-3330-5185], em Curitiba. A entrada é franca.

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

Artigo do Dia

Valter Johnson e a Universidade Livre da Floresta Atlântica



Autor(a):

Jorge Antonio de Queiroz e Silva