Datas Comemorativas

Hoje é: Dia da Informática e Dia dos solteiros.

Amanhã é: Dia do Filósofo.

De 10 em 10 - Veja o que é notícia nesta quinta-feira, dia 2, para você poder comentar por aí!

1 - Por seis votos a cinco, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucional a fixação da data limite de 31 de março para que estejam completas as idades mínimas de quatro e seis anos para ingresso, respectivamente, na educação infantil e no ensino fundamental. A decisão da Corte foi tomada nesta quarta-feira (1º) na conclusão do julgamento conjunto da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 17 e da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 292, que questionavam exigências previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) e em normas do Conselho Nacional de Educação (CNE).

2 - Turismo Pedagógico é a nova aposta da rede de microfranquias de viagens Flyworld. A ideia da rede é oferecer opções pacotes de viagens que reúnam turismo e educação – mercado que oferece ao empreendedor novas possibilidades de ganhos, ampliação da rede de contatos, novos negócios e, para alunos e professores, atendimento totalmente personalizado. agente de viagens”, indica. Informações sobre os pacotes de Turismo Pedagógico podem ser obtidas pelo telefone (31) 99243.2931 ou pelo e-mail loja.sagradafamiliabh@flyworld.com.br.

3 - Curitiba será sede, dos dias 2 a 4 deste mês, na Associação Médica do Paraná, do "XVII Congresso Paranaense de Pediatria". O evento é o principal do calendário científico anual da Sociedade Paranaense de Pediatria e, nesta edição, terá como diferenciais a realização da "XIX Jornada Paranaense Integrada de Alergia e Imunologia, Dermatologia e Pneumologia em Pediatria" e o "I Encontro das Ligas Paranaenses de Pediatria". Entre as convidadas especiais já confirmadas estão a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, que participará de um Fórum sobre Doenças Raras.

4 - Famílias devem vacinar crianças de 1 a 5 anos contra sarampo e poliomielite entre 6 e 31 de agosto de 2018. É nesse período que ocorrerá a campanha de vacinação que prevê imunizar 95% desse público, isto é, mais de 11 milhões de crianças. O movimento é coordenado pelo Ministério da Saúde, com apoio da Organização Pan-americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) além de entidades da iniciativa privada.

5 - Medida Provisória (MP) 847/18 publicada nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial da União, garante o subsídio de R$ 0,30 por litro no valor do óleo diesel rodoviário até o dia 31 de dezembro deste ano. No texto, fica determinado o cálculo do desconto que irá beneficiar os caminhoneiros, como acordado durante a paralisação da categoria, em maio.

6 - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu duas chamadas para projetos de disseminação do conhecimento produzido por pesquisas brasileiras. As iniciativas se referem à realização das Olimpíadas Científicas e do Programa Editorial. Somadas, as ações vão disponibilizar um total de R$ 7 milhões em recursos.

7 - O ano de 2020 marcará a inclusão das comunidades quilombolas de todo o país no Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A medida é resultado de uma parceria do Ministério dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, a Fundação Cultural Palmares; o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, e o Fundo de População das Nações Unidas.

8 - Nesta sexta-feira, dia 3, os mais de 29.667 advogados curitibanos poderão conhecer e adquirir produtos e serviços que facilitam o dia a dia do exercício profissional. A promoção é da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), entidade que congrega quase 90 mil associados e completou 75 anos de fundação este ano. Nesse dia a a Unidade Móvel da AASP estará em Curitiba (em frente ao prédio da OAB de Curitiba – Rua Brasilino Moura, 253 – Ahu, Curitiba-PR, das 10 às 17h) oferecendo diversos produtos e serviços que facilitam a rotina dos advogados para melhor atenderem seus clientes.

9 - A Embrapa está criando um novo tipo de tomate, rico em vitamina A e que terá a cor alaranjada. O tomate alaranjado da Embrapa vai entrar em teste de cultivo. Os ensaios ocorrerão no campo, em seis estados (BA, CE, DF, ES, RS e SP), e servirão para observar em condições diferentes o desenvolvimento do fruto, qualidade e produtividade, até se chegar ao híbrido que poderá gerar sementes para a produção em escala e comercialização em até três anos.

10 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a inclusão de indicação terapêutica do medicamento Xtandi (enzalutamida) para o tratamento de homens com câncer de próstata não metastático resistente à castração. O produto será comercializado na forma farmacêutica de cápsula gelatinosa, com concentração de 40 miligramas (mg).

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

Artigo do Dia

Sabedoria e meditação



Autor(a):

Paulo K. de Sá