Datas Comemorativas

Hoje é: Dia da Criatividade.

Amanhã é: Dia do Conselheiro Tutelar.

De 10 em 10 - Algumas notícias importantes desta segunda-feira que você não pode deixar de saber para comentar por aí

Professor Jacir Venturi assume vaga no CEE/PR.

1 - Ex-presidente do Sinepe/PR, o professor Jacir J. Venturi assumiu nesta segunda-feira (9) a vaga de suplente da conselheira Fabiana Cristina de Campos no Conselho Estadual de Educação (CEE/PR). A solenidade de posse foi presidida pelo Dr. Oscar Alves, presidente do CEE/PR, com a leitura do termo de posse feita pelo secretário geral do Conselho, professor Cleto de Assis. O evento também contou com a presença da ex-presidente do Sinepe/PR, professora Maria Luiza Xavier Cordeiro, conselheira titular do CEE/PR, representantes do segmento privado de ensino do Estado do Paraná.

2 - Um dia inteiro para conversar sobre carreira, vivenciar o dia a dia das profissões, conhecer um dos mais belos campi universitários do Brasil e tirar as últimas dúvidas antes de escolher o curso superior. É o que propõe a Universidade Positivo (UP) com a Mostra de Profissões. Será no dia 1º de agosto, na Universidade Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville). Informações e inscrições: up.edu.br/mostra

3 - A partir de sábado (14), o 28º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná vai movimentar o município de Antonina, no Litoral do estado. A solenidade de abertura será às 21 horas no Coreto da Praça Coronel Macedo. O cantor e compositor Paulinho Moska e a Orquestra à Base de Corda se apresentarão às 21h30. A entrada é franca. Confira a programação completa no site oficial do Festival de Inverno da UFPR: http://www.proec.ufpr.br/festival2018/ 

4 - Ponta Grossa será sede nos dias 13 e 14 de setembro o 6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, principal evento do estado, voltado principalmente para pequenos e médios municípios, para tratar de desenvolvimento socioeconômico por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As inscrições para o evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br 

5 - Quem quiser aproveitar as feiras de inverno de Curitiba só tem até o próximo sábado. As feiras oferecem bancas repletas de comidinhas e bebidas que são a cara do inverno, como quentão, milho cozido e pinhão, além de opções gastronômicas de diversas regiões do Brasil e do mundo, como acarajé, bolinho de bacalhau, pierogi, empanadas chilenas e polpeta. As feiras estão localizadas nas praças Osório e Santos Andrade, no Centro.

6 - Em 48 Unidades de Saúde da rede municipal de Curitiba ainda há doses da vacina contra a gripe disponíveis para a população em geral. Para a vacinação, basta apresentar um documento de identidade com foto em um dos postos que têm o produto disponível. Com a adesão dos curitibanos, em mais da metade das unidades de saúde os estoques acabaram ou estão reduzidos. Porém, a oferta será feita até que todas as doses sejam aplicadas.

7 - Com a Copa chegando ao fim é hora de começar a pensar no Carnaval. Do ano que vem! A Fundação Cultural de Curitiba reuniu, na semana passada, os representantes das escolas de samba de Curitiba para iniciar o planejamento do Carnaval 2019. A reunião, realizada na noite de quinta-feira (5), foi para a avaliação da festividade anterior e para definir as diretrizes para a festa do próximo ano.

8 - Com a queda da temperatura e a previsão de entrada de uma frente fria em Curitiba, a Fundação de Ação Social (FAS) está reforçando, a partir desta segunda-feira (9), a estrutura para abordagem e transporte de pessoas em situação de rua até as unidades de acolhimento. O medida é para garantir a integridade das pessoas em situação de rua e motivá-las a trocar o piso frio e duro das ruas pelas camas limpas e quentes ofertadas pela prefeitura. Quem aceita passar a noite em um desses locais tem direito de levar seus pertences em bolsas ou mochilas e também os animais de estimação. Transportados em veículos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os pets ficam hospedados nas unidades Jardim Botânico ou Bairro Novo - com estrutura de abrigo e alimentação para eles. Na manhã seguinte, os bichos reencontram seus tutores.

9 - As baixas temperaturas registradas nesta segunda-feira (9) devem continuar nos próximos dias, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Com o frio, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil reforça dicas simples para garantir mais segurança e bem-estar. “O uso de aquecedores deve ser monitorado e utilizado com muito cuidado. É imprescindível que o ar continue circulando mesmo com o aquecedor ligado, a partir de uma fresta de janela ou porta”, exemplifica o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro.

10 - Os contribuintes já podem consultar o 2º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2018. As informações estão disponíveis desde às 9 horas desta segunda-feira (9). Neste lote, também serão contempladas as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas