Datas Comemorativas

Hoje é: Dia do Amigo.

Amanhã é: Dia da Conquista da Lua (1969).

UFSCar lança Dicionário Crítico de Educação

No dia 12 de julho, será lançado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o "Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância", uma produção coletiva e especializada, resultado da articulação de múltiplos núcleos de pesquisa (brasileiros e estrangeiros) envolvidos com o campo de estudos e pesquisas sobre educação a distância e educação e tecnologias. Epistemologia, tecnologias digitais, cultura digital e conhecimento também são algumas outras temáticas contempladas.

"Os verbetes selecionados para o Dicionário são termos e expressões recorrentes, identificados por meio de revisão de literatura e validados por pares", explica Daniel Mill, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar e organizador do livro. "A composição desse Dicionário partiu de um mapeamento das questões abordadas na literatura especializada, em eventos científicos da área e em práticas pedagógicas envolvendo a relação entre educação e tecnologias. A sistematização desse conhecimento acumulado levou a um verdadeiro conjunto de saberes, no contexto da Educação em sua relação com a cultura digital", diz o organizador.

O Dicionário é destinado a pesquisadores, educadores, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores, representantes do poder público e curiosos que se interessem pelas principais nuances da relação entre a educação e as tecnologias de modo geral e, particularmente, no âmbito da educação a distância. "Entendemos que esse Dicionário atenderá aos interesses de todos aqueles que pensam e fazem educação presencial ou a distância, que se preocupam com a qualidade do ensino-aprendizagem e da construção do conhecimento, envolvendo o uso de tecnologias, sejam elas antigas ou emergentes", destaca Mill.

Evento
O lançamento do "Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância", publicado pela Editora Papirus, será no dia 12 de julho, às 18 horas, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. 

Interessados podem adquirir o livro pelo site, onde também há mais detalhes sobre a publicação. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail do Grupo Horizonte (grupohorizonte@ead.ufscar.br), grupo de estudos e pesquisas da UFSCar sobre inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens, que também participa da elaboração do Dicionário.

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

Artigo do Dia

Revogar a Lei do Ensino Médio



Autor(a):

Cesar Callegari