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Curso e jogo ensinam estudante e professor a cuidar do dinheiro

Ter uma vida financeira saudável, sem buracos no orçamento mensal e com gastos equilibrados é o sonho de muita gente, e as lições começam em casa. Pensando nisso, uma parceria entre a TV Escola, canal do Ministério da Educação, e a Associação de Educação Financeira (AEF) vai auxiliar as famílias no controle das finanças, de forma a evitar perdas e gerar estabilidade no bolso.

É a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, que começou nesta segunda-feira, 14, e se estende até o próximo dia 20, divulgando boas ações de educação financeira de entidades públicas e privadas. A intenção é promover ações dessa natureza em todo o Brasil e o projeto conta com conteúdos para apoiar educadores, gestores, pais e alunos a desenvolver práticas financeiras conscientes.

Este ano, a parceria oferece duas ferramentas tecnológicas para a educação financeira: uma plataforma com cursos a distância, para professores, e um jogo, para atrair a atenção dos estudantes e incentivar o uso consciente dos recursos financeiros. Todas as informações sobre a semana e as novidades educacionais podem ser conferidas no portal da Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), uma mobilização multissetorial em torno da promoção de ações de educação financeira no Brasil, com material específico de apoio à formação de professores.

O game, batizado de Tá O$$O, tem o objetivo de disseminar o tema entre alunos dos ensinos fundamental e médio, professores, gestores de educação e organizações não governamentais, além de ampliar seu alcance a partir de tecnologias inovadoras. A expressão Tá Osso foi escolhida para brincar com um olhar popular sobre a dificuldade que as pessoas têm de se organizar com dinheiro.

“É um recurso inovador, voltado ao jovem da era digital”, explicou Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil. “Por meio da ferramenta, o aluno pode personalizar seu avatar com recursos relacionados à narrativa e experimentar situações que estimulam a tomada de decisão com base em diferentes conceitos trabalhados na sala de aula.” Todos os personagens são cães e o jogo se passa em uma cidade com cinco diferentes espaços. Com o uso de um avatar, os usuários podem montar sua identidade e entrar na narrativa de um universo paralelo com questões e situações do cotidiano.

Toda a plataforma virtual foi idealizada por uma equipe de profissionais especializados no desenvolvimento de objetos de aprendizagem, como desenvolvedores, designers e consultores de educação financeira. O projeto é gerido pela equipe da TV Escola e utiliza a atração dos jogos eletrônicos para criar atividades prazerosas e promover o uso correto do dinheiro.

“O game é uma experiência educativa e divertida, reunindo temas e conteúdos que discutem comportamentos importantes, como a administração consciente do dinheiro e o consumo excessivo”, avaliou Fernando Veloso, diretor geral da TV Escola. Após o lançamento da versão demo, o jogo será testado inicialmente com jogadores experientes e, na segunda etapa de testes, em salas de aula. Após essa avaliação ele será direcionado às escolas públicas parceiras da AEF-Brasil.

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

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Artigo do Dia

Valter Johnson e a Universidade Livre da Floresta Atlântica



Autor(a):

Jorge Antonio de Queiroz e Silva