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Maratona de vestibulares é momento de pensar na alimentação saudável

A maratona de vestibulares já começou e junto com a dedicação de horas nos estudos chega também a ansiedade, responsabilidade, pressão pessoal e familiar. Mas, você sabia que hábitos alimentares saudáveis podem ajudar no rendimento no momento da prova ajudando na memória, imunidade e no sono?

Um estudo feito com 359.264 estudantes de 12 a 18 anos, entre 2009 até 2013, demonstrou que além de outros fatores, o consumo regular de café da manhã reforçado e a ingestão frequente de frutas, vegetais e leite contribuíram para níveis elevados de desempenho escolar.

De acordo com Marcela Tardiolli consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) a alimentação tanto do dia da prova, como dos dias antecedentes, tem papel fundamental para garantir bem-estar, boas noites de sono, melhora no humor e um funcionamento adequado do corpo.

A especialista passou algumas dicas fundamentais nestes dias de tensões:

- Atentar-se as escolhas dos alimentos que serão consumidos mais próximos à prova;
- Realizar substituições saudáveis para suprir a necessidade nutricional, por exemplo, introdução dos alimentos integrais na alimentação; eles podem servir como estratégias para ajudar na saciedade e bom funcionamento do intestino, por conterem boas quantidades de fibras.
- Evitar excessos principalmente de doces e alimentos gordurosos, mas também de grande quantidade de proteínas, pois demoram mais tempo para digestão e podem provocar mais sonolência;
- Consuma carboidratos antes e durante a prova, eles ajudam no fornecimento de energia. Não se esqueça do consumo dos integrais, por exemplo, pães e biscoitos;
- Manter uma boa hidratação a todo o momento, antes e depois da prova. Leve sempre uma garrafinha junto!
- No grande dia não se esqueça de além dos materiais necessários, como caneta, lápis e borracha, levar algum tipo de carboidrato, por exemplo, um biscoito integral ou um chocolate e tenha sempre uma garrafa de água.

A nutricionista elaborou um exemplo de cardápio diário, incluindo os períodos pré e pós-prova que irá trazer disposição e bom funcionamento no intestino:

Cardápio para um dia de prova no período da tarde

Café da manhã

1 fruta + 2 fatias de pão integral + geleia sem açúcar + 1 copo de leite semidesnatado

Lanche da manhã

1 unidade de iogurte + 1 fruta

Almoço (pré-prova)

Salada + macarrão integral + 1 filé de salmão médio + leguminosas (exemplo: feijão)

Prova

Mantenha-se hidratado durante a prova

Lanche da tarde (pós-prova)

2 fatias de pão integral + queijo + suco de fruta

Jantar

Arroz integral+ leguminosa (feijão) + filé de frango + salada

Ceia

Oleaginosas (exemplo: castanha de caju) + 1 fruta

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

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