Datas Comemorativas

Hoje é: Dia do Ministério Público Federal.

Amanhã é: Dia do Jardineiro.

Pós-graduação presencial é oportunidade para ampliar contatos profissionais e no mercado de trabalho

Fazer um pós aumentam chances profissionais.

O curso de pós-graduação mudou os rumos profissionais da jornalista Adriana Martins. Com a intenção de se especializar e agregar conhecimento para sua carreira profissional, Adriana voltou para a sala de aula. Entre as pessoas que conheceu no desenvolvimento de trabalhos e atividades, não imaginava que receberia um convite para trabalhar em outra empresa, na qual é gerente atualmente. “Foi uma surpresa muito positiva. Acredito que o convite foi feito porque ao longo do curso a gestora conseguiu compreender como era meu perfil profissional e viu que seria compatível com a vaga. Passei pelo processo de seleção e já ocupei diferentes funções, chegando ao cargo de gerente. Estou há oito anos na empresa”, conta Adriana.

Desenvolver competências e habilidades, mantendo-se atualizado e inovando constantemente, é algo imprescindível para consolidação de uma carreira. Além disso, ampliar e manter a rede de contatos é tão importante quanto atualizar e aprender novos conteúdos, posto que “quem não é visto, não é lembrado”.

Nesse sentido, os cursos presenciais ainda são significativos na formação de profissionais, diferentemente da modalidade de ensino à distância (EaD). “A modalidade de ensino a distância (EAD) tem se consolidado cada vez mais, seja nos cursos de graduação ou pós-graduação.

Dentre as vantagens elencadas para realização dos estudos a distância estão a economia de tempo e dinheiro com deslocamento, flexibilidade de horários para realização das atividades de estudo, comodidade de estar em um ambiente dispondo de todos os recursos que somente o seu lar pode oferecer, sem contar no investimento atrativo pelo baixo preço das parcelas. Entretanto, a modalidade a distância, com todos os benefícios que ela pode oferecer, não supre uma das principais demandas do mercado de trabalho, a formação de networking”, diz o coordenador dos cursos de pós-graduação do UniBrasil, Marcos José Valle.

O networking, que é a construção das redes de contatos profissionais, tem se destacado cada vez mais perante a vasta lista de profissionais colocados no mercado anualmente. Segundo Valle, neste sentido, os cursos presenciais ainda comportam um diferencial na formação. “É possível conhecer um pouco mais sobre aqueles que atuam ou pretendem atuar em um segmento de mercado.

A convivência presencial permite que as pessoas se conheçam melhor, colabora na ruptura de fronteiras daquilo que é estritamente objetivo ao processo de formação, e permite que a troca de experiências sirva de aprendizado empírico para o desenvolvimento de novas ideias, ou ainda que se evite os mesmos erros cometidos por profissionais em outros momentos de suas carreiras”.

Se a formação de uma rede profissional já é algo que deve ser almejado, as aulas presenciais como meio de consolidação desse objetivo vão além. Ter a presença do professor em sala, seguindo um conteúdo programado para a formação conforme cada disciplina, permite um ambiente focado para o aprendizado, permitindo que várias ideias aconteçam.

Para o coordenador, “cabe ao estudante focar nos conteúdos e promover a aplicação prática deles no campo profissional, o professor é o facilitador dos estudos, mas também cabe ao estudante a formulação de questionamentos sobre a teoria e a prática a partir da formulação de novas ideias. Essas novas ideias podem ser testadas em sala de aula, por isso uma boa pergunta pode mudar completamente os rumos de um processo de aprendizado. Boas perguntas alteram o planejamento das aulas, agregam novos conteúdos e permitem contextualização de saberes”.

Valle ainda acrescenta que “como professor da disciplina de cenários econômicos e sociais, nos cursos de pós-graduação de Marketing Estratégico do UniBrasil Centro Universitário, costumo fazer uma aposta com os estudantes sempre que a questão do EAD surge: não há dúvidas que o ensino à distância irá se consolidar e massificar cada vez mais, mas eu vejo no futuro as aulas presenciais como um privilégio daqueles que realmente estão preocupados com uma formação sólida, mais crítica no sentido de quem pensa e não somente executa, posto que a consolidação de redes de contatos profissionais (networking) é a chave que abre novos projetos por meio da experimentação de conhecimentos”.

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

Coluna 10

Artigo do Dia