Datas Comemorativas

Hoje é: Dia do Médico.

Amanhã é: Dia do Profissional da Informática.

Pelé lança em Curitiba nova fase de projeto para escolas

Para ajudar as escolas a organizar e planejar o currículo de Educação Física e formar cidadãos mais responsáveis, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, vem a Curitiba no próximo dia 18, às 15h, para divulgar o seu Programa Esportivo Lúdico Educacional (P.E.L.E.), sistema de ensino direcionado ao aprendizado de atividades esportivas com foco em escolas fundamental e de ensino médio com atividades em contraturno escolar.

O evento, que ocorrerá no Hotel Four Points, terá a presença de prefeitos e secretários municipais de Educação e Esportes de diversos estados brasileiros, incluindo Paraná e Santa Catarina. Eles também assistirão a um talk show com o Rei Pelé, que falará sobre a importância do esporte na educação, além de curiosidades sobre sua vida.

Promovido pela Rede de Ensino Desportivo (REDE), instituição de ensino direcionada às profissões do universo do esporte, o programa existe desde 2014. Anualmente mobiliza as escolas em todo o país e busca o apoio de investidores-anjo. No Paraná, um dos primeiros apoiadores é o leiloeiro público oficial Helcio Kronberg.

As pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com o projeto e abater o valor no Imposto de Renda. Os programas são personalizados e desenvolvidos de acordo com a necessidade da escola, podendo adaptar os conteúdos aos costumes locais.

Para obter os recursos de renúncia fiscal, as prefeituras e escolas devem firmar parceria com o projeto. A Rede de Ensino Desportivo (www.portalrede.com.br) pode auxiliar as prefeituras na aprovação e captação destes recursos. Todo o material educativo e a capacitação de professores são oferecidos pelo programa.

Mais dúvidas poderão ser sanadas no dia do evento de lançamento em Curitiba. Convites podem ser solicitados pelo site www.portalrede.com.br .

O projeto

O programa didático oferece materiais voltados para alunos do ensino fundamental ao médio. Para cada série, são propostos 60 módulos anuais que, além da prática do de futebol, vôlei, handebol e basquetebol, incluem diferentes atividades, como atletismo, modalidades coletivas, ginástica, esportes regionais, jogos circenses, lutas, danças e atividades olímpicas (rugby, hóquei, vôlei, esgrima, polo aquático etc.). O objetivo é fazer com que as aulas ganhem um caráter mais lúdico e tirem o foco central da competitividade do esporte.

Desenvolvido por uma equipe de pedagogos, esportistas e educadores, sob a supervisão do próprio Pelé, o programa é composto por material impresso e digital. O material de cada aula é posto à disposição dos professores em tablets, que são fornecidos pelo projeto para as escolas.

Já os estudantes recebem um material impresso com textos e atividades de reflexão e fixação de conteúdos práticos. Em cada módulo são apresentados os objetivos e valores associados à atividade. Em seguida, são propostos exercícios de aquecimento e preparação. Logo depois, os alunos seguem para a atividade principal e podem finalizar com um alongamento ou rodas de conversa e discussão.

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

Coluna 10

Artigo do Dia