Datas Comemorativas

Hoje é: Dia da Informática e Dia dos solteiros.

Amanhã é: Dia do Filósofo.

Coluna 10

Andréa Marques - andrea@nota10.com.br

Diretora e Editora do Site Nota 10

Algumas notícias desta segunda-feira, 6, que você não pode deixar de saber para comentar por aí

1 - O Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, em São José dos Pinhais, recebe, até o dia 30 deste mês, uma feira de livros com preços mais acessíveis: cada livro custa R$ 3, ou o cliente pode levar quatro por apenas por R$ 10. A feira, localizada no saguão de embarque, é uma iniciativa da Top Livros, em parceria com a Infraero e o instituto Pegaí. Usuários e passageiros têm à disposição diversas obras, dos mais variados gêneros, como clássicos da literatura brasileira, artes, administração, além dos livros infantis.

2 - A Fundação Tide Setubal, entidade que tem como missão atuar no enfrentamento das desigualdades socioespaciais nas periferias urbanas, lança na quinta-feira (9), a partir das 19h, no Tapera Taperá, Galeria Metrópole, no centro de São Paulo, o projeto Circuito Literário nas Periferias, Clipe. O evento contará com a presença dos escritores João Canda, de Angola, Alexandrine Biyouha, de Camarões, e Neide Almeida, coordenadora pedagógica do Museu AfroBrasil, para o bate-papo "Nas Margens: Literatura dos Encontros". Durante o lançamento, também será anunciada o Clube de Leitura, parceria com a Cia das Letras.

3 - O Instituto Campus Party (ICP), o Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), a Fogões Petrycoski, o SEBRAE, o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, e a prefeitura de Pato Branco anunciam a inauguração de dois Laboratórios Tecnológicos de Acesso Público, Include. O lançamento oficial dos espaços ocorrerá no dia 8, às 9h, na Casa da Indústria em Pato Branco. Na oportunidade também, o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, palestrará sobre como a tecnologia irá impactar o mercado de trabalho e o papel do Include nesse contexto.

4 - A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece, a partir deste segundo semestre de 2018, a primeira turma do curso de especialização em Divulgação da Ciência e da Tecnologia e Promoção da Cultura Científica, voltado, concomitantemente, a comunicadores e outros profissionais com interesse em divulgação científica e a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. O curso nasce da experiência de quase 13 anos do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade, reconhecido nacionalmente pela qualidade e o caráter inovador das atividades de divulgação científica que realiza. As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 24.

5 - O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, fez nesta sexta-feira (3) um apelo para que a comunidade universitária e a sociedade se mobilizem para defender a pós-gradução e a universidade brasileira, diante da ameaça de cortes severos nos recursos para fomento à pesquisa em 2019. Para o reitor, o futuro do país estará comprometido caso se confirme a redução prevista no orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que afetaria bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, afetando inclusive programas de formação de professores da educação básica.

6 - Entre 7 e 9, Curitiba receberá a Anutec, evento que tem como foco debater um universo da indústria de carnes. Além da exposição de máquinas e equipamentos de mais de 100 empresas nacionais e multinacionais, teremos a presença de Marcelo Bolinha, renomado consultor em cortes de carne que demonstrará ao vivo alternativas de cortes de carne bovina tradicionais. O evento ainda apresenta o chef de cozinha Igor Martins, do Marinada, que irá preparar receitas feitas na hora para degustação do público.

7 - O Programa de Educação Tutorial do curso de Química da UFPR (PET Química) lança nesta segunda-feira (6), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o “Experimentando Ciência” – projeto que vai preparar professores de escolas municipais de Curitiba para utilizar experimentos como estratégia adicional no ensino de Ciências. O trabalho começa com 20 professores já inscritos, que participarão de atividades presenciais, em laboratórios da universidade, e a distância.

8 - A Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) promove em 16, a partir das 14h, em Curitiba, a 25ª edição do Workshop Intec/Tecpar, que desta vez tem como tema a gestão do tempo. O evento gratuito é aberto ao público e será no campus CIC do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A palestrante será Cristiane Mafalda, CEO e fundadora da empresa Proex Assessoria e Desenvolvimento de Pessoas e Eventos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link bit.ly/2KnQotW. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3176/3142.

9 - O Cólegio Opet possui forte atuação social, com incentivo para que os alunos participem dos programas de voluntariado e campanhas sociais. Uma das ações mais duradouras da instituição acontece em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe por meio do projeto “Jovem Abraça Criança”, do qual a instituição já participa há mais de 10 anos e pelo qual mais de 130 adolescentes já participaram. Uma vez por mês, 13 alunos de 1º e 2º anos do ensino médio participam de maneira voluntária durante uma tarde com atividades lúdicas para as crianças à espera de consulta no hospital e podem vivenciar a rotina de um voluntário do hospital.

10 - O Centro Universitário Senac está com inscrições abertas para o processo seletivo de seus cursos de graduação a distância em todo o Brasil. O Senac EAD conta com mais de 260 polos credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) para as atividades presenciais do curso, disponíveis em todo o território nacional. Os candidatos podem se inscrever pela internet até o dia 20. Basta escolher entre um dos 13 cursos de graduação disponíveis, fazer login e selecionar a forma de ingresso no processo seletivo, que pode ser com nota do Enem ou por meio de prova de redação.

Vejas as demais publicações

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

Artigo do Dia

Sabedoria e meditação



Autor(a):

Paulo K. de Sá