Datas Comemorativas

Hoje é: Dia do Artista de Teatro.

Amanhã é: Dia do Maçom.

Coluna 10

Andréa Marques - andrea@nota10.com.br

Diretora e Editora do Site Nota 10

A escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso.

Martin Luther King Jr.

Obesidade não é defeito moral

A obesidade não é defeito moral, ao contrário do que muita gente pensa, pois todo o excesso de gordura revela algo oculto, muitas vezes aos próprios obesos. Quem já não ouviu, em relação a si mesmo ou ao outro, comentários sobre a fraqueza moral ou a “falta de vergonha” a respeito de alguém que, por alguma razão, está gordo? No entanto, comer exageradamente, tal como fumar ou beber em excesso, é uma compulsão que deve ser tratada. Em artigo na Revista de Medicina, Teodoro, Koga e Nakasu enfocam uma pesquisa sobre a relação mãe-filha e os vínculos arraigados em sua ligação com a obesidade. Trata-se de verdadeiros padrões que parecem acompanhar a trajetória de 12 pacientes obesas avaliadas no Programa de Cirurgia Bariátrica de um hospital escola no Sul de Minas Gerais. Ao investigar tais padrões, as autoras apontam para a ocorrência de ganho de peso após a gravidez, como fuga e/ou consequência de abuso sexual, de problemas gerados pela superproteção e dominação maternas e pelos abandonos materno e paterno. Tudo isso gera insegurança, baixa autoestima e depressão.

Brasileiro preguiçoso

De acordo com nova pesquisa publicada na revista científica Nature, os brasileiros estão abaixo da média no que diz respeito a atividade física. No ranking de países mais preguiçosos do mundo, entre 46 avaliados, o Brasil ficou na 7ª posição. Segundo o estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, a média geral é de 4.961 passos em um período de 14 horas por dia. Os brasileiros ficaram abaixo dessa média, com 4.289 passos diários.

Expectativa de vida

Não é preciso seguir dietas complicadas para viver mais. Segundo um novo estudo, publicado na quarta-feira no periódico científico New England Journal of Medicine, pequenas mudanças nos hábitos alimentares são suficientes para aumentar significativamente a expectativa de vida. A pesquisa mostrou que melhorar a dieta aos poucos pode reduzir as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares e outras causas em até 17%.

Problemas de visão

Passar muitas horas em frente ao computador, tablet ou celulares, seja em casa ou trabalhando, é prejudicial para a visão. Isso todo mundo já sabe. O que estudos mostram, agora, é que uma pessoa de quarenta anos, que usou continuamente os equipamentos eletrônicos por cerca de quinze anos, poderá apresentar problemas sérios na visão. Parar de usar a tecnologia é uma causa praticamente impossível. Então, pensando em minimizar os efeitos desta exposição ocular e aos raios da luz azul, existem já no mercado lentes especiais para a chamada fadiga visual e para o controle a exposição das ondas de luz nocivas emitidas pelos equipamentos.

Olimpíada de matemática

A equipe da Coreia do Sul venceu a 58ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017), que reuniu 112 países no Rio de Janeiro e pela primeira vez foi realizada no Brasil, país que terminou a competição em 37ª lugar, com duas medalhas de prata, uma de bronze e duas menções honrosas. O segundo lugar, por equipe, ficou com a China e o terceiro com o Vietnã. A premiação dos vencedores da 58ª IMO aconteceu na tarde de sábado (22), no Hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. A equipe da Coreia do Sul venceu a IMO 2017 com todos os seus seis atletas conquistando seis medalhas, todas de ouro. Segunda colocada, a equipe da China conquistou cinco medalhas de ouro e uma de prata; enquanto a equipe do Vietnã fechou em terceiro lugar com quatro ouros, uma prata e um bronze. Já os seis brasileiros selecionados pelo Impa e pela Sociedade Brasileira de Matemática para participar desta edição conquistaram duas medalhas de prata (João César Campos Vargas e Davi Cavalcanti Sena), uma de bronze (George Lucas Diniz Alencar) e três menções honrosas (Bruno Brasil Meinhart , Pedro Henrique Sacramento de Oliveira e André Yuji Hisatsuga.

Seu Jorge foi vítima de ataques nas redes sociais, na madrugada deste domingo (23). Um internauta, identificado como Hugo Duarte, em uma transmissão ao vivo do cantor para ofendê-lo com mensagens de teor racista.Nas mensagens, o rapaz chamou o músico de "preto de merd*" e o ofendeu ao dizer: "f*****, o mundo está infestado de pretos". O artista postou as imagens que provam a agressão e questionou os seguidores a respeito do que ele deveria fazer para punir o garoto.

O implante que devolve a audição a pacientes com surdez parcial, conhecido como prótese auditiva ancorada no osso, chegou ao Brasil e já foi realizado com sucesso em cinco pacientes no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e, recentemente, no Hospital das Clínicas de São Paulo. Desenvolvida na Dinamarca e disponível em outros 25 países, a prótese de titânio transmite o som diretamente para o ouvido interno, sem precisar atravessar o canal auditivo, muitas vezes já comprometido pela surdez, diferente dos aparelhos auditivos convencionais.

Vejas as demais publicações

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

Coluna 10

Artigo do Dia

O brincar como cultura



Autor(a):

Kelli Darliane Rodrigues da Silva