Datas Comemorativas

Hoje é: Dia do Médico.

Amanhã é: Dia do Profissional da Informática.

Coluna 10

Andréa Marques - andrea@nota10.com.br

Diretora e Editora do Site Nota 10

Nada vale mais do que o dia de hoje. Você não pode reviver o ontem. O amanhã ainda está além do seu alcance.

Johann Goethe

Festas juninas e os fogos de artifício

Chegou a época das tradicionais festas juninas! E em meio a guloseimas irresistíveis, outra tradição se destaca nos festejos: os fogos de artifício, rojões e outros artefatos explosivos. Embora lindos no céu, o barulho causa incômodo e um impacto muito grande em bebês e crianças pequenas, com riscos sérios para a audição. O som forte produzido por esses artefatos pode causar danos irreparáveis na audição, como perda auditiva severa uni ou bilateral temporária ou – nos casos mais graves – irreversível. O principal sintoma de que algo está errado é o aparecimento imediato de zumbido. As crianças podem manifestar no choro o que estão sentido, mas o pior é que na maioria das vezes os pais não se dão conta do estrago que os fogos podem ter acarretado ao sistema auditivo de seus filhos. É importante manter as crianças longe dos fogos, uma vez que o ruído – principalmente o dos rojões – pode atingir mais de 120 decibéis, mesmo a uma distância superior a três metros de onde o artefato está sendo aceso. O limite seguro de exposição aos sons, recomendado por especialistas, é de 85 decibéis. “A imaturidade auditiva dos primeiros 18 meses de idade pode fazer com que haja lesão na cóclea – órgão localizado na orelha interna – se a criança for exposta a sons muito altos ou passar muito tempo em um ambiente barulhento. Essa lesão pode passar despercebida naquele momento, mas iniciar um processo de perda de audição, uma vez que as células auditivas da orelha interna morrem e não há reposição”, explica Marcela Vidal, fonoaudióloga da Telex Soluções Auditivas.

Sorrir envelhece?

Dizem que sorrir é o melhor remédio. Mas não quando alguém quer parecer mais jovem. Segundo um estudo das universidades Ben-Gurion (Israel) e Western (Canadá), quem sorri parece um a dois anos mais velho do que realmente é. O motivo são as rugas no canto dos olhos, que surgem por causa da movimentação dos músculos no momento do sorriso. Na percepção de quem observa o rosto risonho, as pequenas linhas sugerem mais idade do que o mesmo rosto com expressão de surpresa ou sério.

Cartas para o Papa

A data que celebra o trabalho do líder da Igreja Católica Apostólica Romana se aproxima. Em 29 de junho, é comemorado o Dia do Papa. Para quem quer aproveitar a ocasião e felicitar o papa Francisco, o Vaticano orienta que o contato seja feito por meio postal. Como o papa não possui endereço de e-mail público, cartas e encomendas devem ser enviadas pelo correio. Todas as semanas, milhares de objetos chegam de todo o mundo ao Vaticano para o pontífice. Um escritório de correspondência, composto de quatro pessoas, é responsável por separar, ler e responder as mensagens. Todas as cartas recebem resposta na mesma língua em que foram escritas originalmente. O endereço para o envio de correspondência ao papa é: Sua Santità Francesco - 00120 Città del Vaticano. O Dia do Papa é celebrado em 29 de junho em referência a São Pedro, o pai da Igreja Católica, que teria morrido nessa data em 64 d.C. 

Educação dos filhos

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE/2015) feita pelo IBGE mostra dados preocupantes. Grande parte dos pais ou responsáveis não acompanha nem supervisiona adequadamente o desenvolvimento educacional dos filhos com idade entre 13 a 17 anos. Segundo o levantamento 27,35% dos pais não sabem que os filhos faltaram à escola nos últimos 30 dias. Outros 20,5% desconhecem o que esses jovens fazem durante o tempo livre. Também chama a atenção o fato de que 51,35% dos responsáveis não verificam se as tarefas escolares foram cumpridas. Já 32,9% dos pais não entendem os problemas e as preocupações dos filhos. A ideia de que escola e família devem caminhar juntas não é novidade, mas sempre causa discussões quando o tema é participação. Isso porque, em muitos casos, a educação dos filhos acaba terceirizada para as escolas. Segundo a gerente pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Cleia Farinhas, a participação dos pais na vida educacional das crianças e jovens é fundamental e cabe à família introduzir às novas gerações temas como formação moral, educação ética e social. As informações completas do PeNSE/2015 estão disponíveis no link. A pesquisa é realizada e divulgada a cada dois anos.

População sedentária

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente o último levantamento sobre a prática de esportes e atividades físicas na população de 15 anos ou mais, apresentando um dado alarmante: mais da metade da população brasileira está sedentária. A discussão sobre o que pode ser feito para que esse quadro seja pelo menos minimizado volta à tona. O preparador físico Marcio Atalla comenta o tema e fala sobre como começar um movimento favorável à saúde. Sabe-se que a qualidade de vida se resume a uma somatória de hábitos relacionados à alimentação e prática de exercícios físicos. Porém, a situação atual dos brasileiros, que estão cada vez mais obesos (de acordo com o Vigitel 2016) e sedentários (conforme a pesquisa do IBGE), mostra que eles estão indo na direção contrária a um estilo de vida saudável. Atalla afirma que "essa é a oportunidade de mudarmos o cenário do país e investirmos na saúde, para mais tarde colhermos os frutos de uma população mais sadia, disposta e independente, pois se continuarmos nesse caminho, os danos serão cada vez mais difíceis de serem reparados".

A jornalista e comentarista de economia Miriam Leitão afirmou ter sido agredida verbalmente por simpatizantes do PT em voo Brasília-Rio no último dia 3. O relato foi publicado por ela em sua coluna no jornal "O Globo" desta terça-feira (13). "Foram duas horas de gritos, xingamentos, palavras de ordem contra mim e contra a TV Globo", escreveu. "Não eram jovens militantes, eram homens e mulheres representantes partidiários. Alguns já em seus cinquenta anos. Fui ameaçada, tive meu nome achincalhado e fui acusada de ter defendido posições que não defendo", acrescentou. Letícia Sabatella, no ano passado, contou ter sido hostilizada durante manifestação em Curitiba, no Paraná, e, meses depois, esteve em passeata pedindo a saída de Michel Temer da Presidência. Segundo Miriam, o ataque começou assim que o grupo entrou na aeronave da Avianca. "Logo depois eles entraram e começaram as hostilidades antes mesmo de sentarem. Por coincidência, estavam todos, talvez uns 20, em cadeiras próximas de mim. Alguns à minha frente, outros do lado, outros atrás. Alguns mais silenciosos me dirigiam olhares de ódio ou risos debochados, outros lançavam ofensas", continuou. 

Quatro alunos do Colégio Positivo, em Curitiba, foram premiados na última edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). As provas, divididas em três fases (municipal, estadual e nacional), testaram alunos do Ensino Médio a respeito do conteúdo da disciplina de Física. Alexandre Bruno dos Santos, Lucas Belzeunces de Souza, Matheus de Miranda e Vinícius Catagna Lepca foram contemplados com medalhas. A olimpíada divide as premiações por faixas de resultados, assim, vários participantes podem receber o mesmo reconhecimento. No caso dos curitibanos, Lucas recebeu medalha de ouro e Alexandre, Matheus e Vinícius, de bronze. Além da olimpíada, os estudantes contam com outras conquistas relevantes, no último ano: Lucas e Matheus foram aprovados no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos vestibulares mais concorridos do país, e Vinícius conquistou a maior nota da história dos vestibulares da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e irá estudar na universidade americana Hopkins no próximo semestre. Alexandre está cursando o segundo ano do Ensino Médio no Colégio Positivo - Jardim Ambiental.

Vejas as demais publicações

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

Coluna 10

Artigo do Dia