Enquete

É correto culpar os pais pelos problemas decorrentes do jogo virtual Baleia Azul?

Datas Comemorativas

Hoje é: Dia da Educação.

Amanhã é: Dia Internacional da Dança.

Coluna 10

Andréa Marques - andrea@nota10.com.br

Diretora e Editora do Site Nota 10

Enquanto você sonha, você está fazendo o rascunho do seu futuro.

Charles Chaplin

Cuide da sua audição e evite uma surdez precoce

O alerta é de médicos e fonoaudiólogos: a perda auditiva está começando a surgir cada vez mais cedo entre moradores de grandes cidades, em razão do excesso de barulho no dia a dia, seja nas ruas, em casa ou no ambiente de trabalho. A boa notícia é que é possível, para garantir uma boa audição, cultivar hábitos saudáveis desde os primeiros dias da vida de um bebê. A fonoaudióloga Isabela Carvalho, da Telex Soluções Auditivas, analisa os problemas causados pela poluição sonora e lista alguns conselhos importantes. Confira AQUI.

Pele eletrônica

Pesquisadores no Japão estão desenvolvendo a "pele eletrônica" mais fina do mundo. Trata-se de um conjunto de circuitos feitos como materiais orgânicos, como plástico, que são mais flexíveis e podem ser "vestidos" pelo usuário. A versão criada por cientistas da Universidade de Tóquio tem uma espessura dez vezes menor do que a de uma célula cutânea. Ao mesmo tempo em que é mais leve do que uma pena, é também muito resistente - pode ser dobrada e esticada sem gerar danos aos seus componentes.

Aumento de doenças

Com a chegada do outono, as temperaturas caem e é nesse período que doenças como gripes e resfriados aumentam. Preocupado com o bem-estar de sua comunidade, durante o mês de abril, o Colégio Marista Santa Maria realizará uma atividade de prevenção dessas doenças. Até o dia 20 de abril, os alunos da Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria terão uma aula especial, desenvolvida pelo Projeto de Prevenção de Doenças do Colégio. As crianças receberão a visita da Fadinha das Mãos que ensinará como lavar e higienizar as mãos de forma correta. A enfermeira do Setor de Primeiros Socorros do Colégio Marista Santa Maria, Meira Marques, explica que a proposta da aula é orientar de forma divertida as medidas simples que precisam tornar-se um hábito, tanto no ambiente escolar como em casa, para a prevenção dessas doenças.

Material didático

O número de crianças matriculadas em creches de todo o país cresceu 56,6% de 2011 para 2016, segundo o Censo Escolar 2016, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesse mesmo período, a quantidade de crianças matriculadas na Educação Infantil, que abrange a creche (3 anos) e a pré-escola (entre 4 e 5 anos) cresceu mais de 1,2 milhão, passando dos 8,2 milhões. Os números são positivos, mas revelam desafios, como o desenvolvimento de materiais didáticos que atendam satisfatoriamente às necessidades de aprendizado no início da vida escolar. Uma pesquisa realizada com alunos da rede pública de Monte Alegre (RN) mostrou que a escolha do material didático resultou em melhoria de 34% no desempenho dos alunos. Este foi o resultado obtido pela Solução Educacional Uninter, com a Coleção Gira Mundo.

Saúde ocular

A saúde ocular sempre esteve sujeita a alterações causadas por diversos fatores, no entanto três deles são decisivos. O estilo de vida, o diagnóstico tardio e a falta de tratamento podem ser considerados as principais causas da cegueira, isso porque, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% de todas as causas de deficiência visual são preveníveis ou curáveis, dessa forma, a ausência de uma alimentação equilibrada e da prática de atividade física também são grandes responsáveis pela manutenção da visão. Assim como podem influenciar negativamente, os hábitos alimentares também são armas que devem ser usadas na prevenção e controle de diversas enfermidades oculares, como o edema macular diabético, a degeneração macular da retina por idade e a oclusão da veia central da retina.

A obesidade é um dos principais fatores de risco para a saúde na vida moderna. Está relacionada a doenças cardiovasculares, osteomusculares, diabetes e até alguns tipos de câncer, como o de mama e de intestino. As organizações de saúde ao redor do mundo estão obtendo sucesso no combate a outros fatores de risco, como o tabagismo, mas os índices de obesidade não param de crescer. A consultoria e corretora de seguros Aon realizou um estudo com 54 mil funcionários de 52 empresas no Brasil e descobriu que 52% estão acima do peso. O sedentarismo é uma das principais causas: 72% desses trabalhadores disseram que raramente praticam atividade física ou fazem apenas 1 a 2 horas de exercício por semana.

Aprender a programar e montar robôs já é a realidade em algumas escolas brasileiras. Além de divertido, o aprendizado é um passo importante para dominar a tecnologia, que está cada vez mais presente no dia a dia das novas gerações. Soma-se a isso o fato de a robótica também estar presente no desenvolvimento das chamadas habilidades socioemocionais, incluídas na Base Nacional Comum Curricular, que serão exigidas no currículo escolar nos próximos anos. Com sede no bairro de Moema, na capital paulista, a Mind Makers está levando a escolas brasileiras a proposta de aprimorar as habilidades socioemocionais e o pensamento computacional de crianças e jovens. 

Vejas as demais publicações

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

Coluna 10

Hábitos alimentares



Andréa Marques

Artigo do Dia

Moscas e Abelhas



Autor(a):

Acedriana Vicente Sandi