Datas Comemorativas

Hoje é: Dia do Circo.

Amanhã é: Dia do Diagramador e do Revisor.

Coluna 10

Andréa Marques - andrea@nota10.com.br

Diretora e Editora do Site Nota 10

E quem tem Deus no coração sabe que não a mal que vingue, nem inveja que maltrate, nem inimigos. Por que pra todo mal, há cura.

Caio Fernando Abreu

Coluna de férias

E as férias chegaram. Momento para relaxar, descansar, se desligar de coisas que comprometam a paz. Procurar se envolver com coisas boas, pessoas melhores, plantas, animais, livros, música, e tudo que possa trazer tranquilidade e relaxamento. Lembrar do ano de 2016, se foi bom ou ruim, já está indo embora. Tirar proveito das coisas negativas, se voltar para o que interessa realmente: aqueles que estão à sua volta, seu marido, sua mulher, seus filhos, seus pais, seus irmãos, amigos, enfim, todos aqueles pelos quais você nutre o maior sentimento que existe: o amor. Que em 2017 você ame muito mais, sua família, seus amigos, seu trabalho. Porque afinal, tudo é passageiro, por isso não podemos perder tempo com coisas pequenas... O que realmente importa é a oportunidade que temos para sempre melhorar. E mais e mais. Sempre. Feliz Natal e um 2017 cheio de amor, paz e união!

Bons filmes

Uma boa maneira de curtir as férias de forma divertida e proveitosa é assistir a bons filmes. Pensando nisso, o Sistema de Ensino Poliedro fez uma seleção de filmes internacionais, com histórias e enredos comoventes e inspiradores, que ressaltam o papel transformador da educação e a importância do trabalho desempenhado pelos docentes. Os filmes também são indicados para alunos do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio. Confira aqui.

Projeto diferente

O Christmas Wish Project é um projeto de fotografia diferente de qualquer outro. Por quê? Porque transporta as crianças gravemente doentes de suas camas de hospital às maravilhas mágicas do inverno com Papai Noel. A fotógrafa e artista digital australiana Karen Alsop é a pessoa por trás dessa brilhante idéia, que dá às crianças doentes no Monash Children’s Hospital, em Melbourne, um Natal inesquecível. Ela montou um estúdio fotográfico temporário em uma sala vazia do hospital e, juntamente com a ajuda do Papai Noel, ela começou a criar vários cenários imaginados. Em seguida, colocando suas habilidades de edição digital para o trabalho, Karen usou o Photoshop para criar mundos mágicos para as crianças em suas fotografias.

Primeiros dentes

O nascimento dos primeiros dentinhos é sempre um capítulo um pouco complicado para pais e filhos. Embora existam os que não sofram com isso, a maioria dos bebês sente dor, fica irritado e alguns apresentam até febre. Mas dos 20 dentes de leite da primeira dentição, qual será o que dói mais para nascer? É o que vamos tentar descobrir. Os primeiros dentinhos começam a nascer, em média, a partir dos seis meses, mas esse processo pode começar um pouco antes ou depois. “Se acontecer um pouco antes ou depois, não significa um problema, necessariamente, pode estar tudo normal, mas nesse caso é importante a visita a um odontopediatra para melhor avaliação. Os primeiros dentinhos a nascerem costumam ser os incisivos centrais inferiores”, diz Gabriel Politano, odontopediatra e professor da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Cão-guia robô

Uma equipe de pesquisadores no Espírito Santo está desenvolvendo uma espécie de cão-guia robô para auxiliar na mobilidade de deficientes visuais. Batizado de Lysa, o robô se encontra em fase final de desenvolvimento e é resultado de uma pesquisa liderada por Neide Sellin, um trabalho que se iniciou em 2011 e que hoje conta com oito pesquisadores envolvidos na criação do cão-guia robô. Com bateria recarregável, o robô é dotado de dois motores e cinco sensores que avisam ao deficiente visual, por meio de mensagens de voz gravadas, quando há no percurso buracos, obstáculos e riscos de colisões em altura. A intenção é que chegue ao mercado com cerca de 3,5 quilos. O projeto para levar o robô, eventualmente, ao mercado busca agora financiamento coletivo. Lançado no site Kickante, a campanha tem como meta arrecadar R$ 100 mil, valor que será usado para a produção de dez robôs cães-guias, que serão doados a deficientes visuais.

Para a tristeza, a inveja, a desunião... 

Para que 2017 seja um ano melhor para todos! 

Vejas as demais publicações

Coluna 10

Como anda sua autoestima?



Andréa Marques

Artigo do Dia

Um longo caminho



Autor(a):

Roberta Caravieri

Notícias da APADE