A responsabilidade dos adultos: o melhor presenteSexta-feira, 15 de Julho de 2016 |
Um historiador disse, certa vez, que nossa relação com o tempo se dá em torno de dois campos: a experiência e a expectativa. O primeiro constitui o que conhecemos como passado e como presente e o segundo, o futuro. Nossa percepção das experiências e ... |
Detalhes » |
A responsabilidade dos adultos: o melhor presenteSexta-feira, 01 de Julho de 2016 |
Um historiador disse certa vez que nossa relação com o tempo se dá em torno de dois campos: a experiência e a expectativa. O primeiro constitui o que conhecemos como passado e como presente e o segundo, o futuro. E nossa percepção das experiências e ... |
Detalhes » |
A violência das guerras e a importância de se contar estóriasSegunda-feira, 30 de Maio de 2016 |
A primeira guerra mundial foi há cem anos. Começou em 1914 e encerrou-se em 1918. “Encerrou-se” no sentido de concluir um ciclo de tempo contínuo pois que, como sabemos, o ano de 1914 foi o pontapé de um processo de violência entre nações ... |
Detalhes » |
Base Nacional Comum: o caso da HistóriaQuinta-feira, 07 de Abril de 2016 |
A consciência histórica, segundo o filósofo Jorn Rusen, articula, fundamentalmente, dois elementos: o passado, como experiência, e o presente e o futuro, como campos de ação orientados por este passado. O aprendizado da História tem como ... |
Detalhes » |
Para que serve, afinal, o ensino de História?Terça-feira, 26 de Janeiro de 2016 |
Para entender. Entender por que tivemos habitantes nesse território há milhares de anos e só termos sido “descobertos” em 1500; entender por que havia milhões de habitantes nas primeiras décadas após o tal “descobrimento” e depois ... |
Detalhes » |