Datas Comemorativas

Hoje é: Dia Mundial da Ciência.

Amanhã é: Dia do Doador de Sangue.

Artigos

Fabiano Brum - contato@fabianobrum.com.br

Escritor, coach e palestrante nas áreas de motivação, vendas, empreendedorismo e educação.

Razão e emoção - é preciso inteireza

Existem situações em nossa vida onde temos que analisar as informações, dados técnicos, vibrações e os sentimentos que nos rodeiam (feeling) para tomarmos decisões, escolhermos caminhos a seguir ou aqueles que definitivamente devemos abandonar.

São inúmeras essas informações como por exemplo:

Externas - conselho de amigos, de especialistas, análises econômicas, opinião pública, pesquisas de satisfação do cliente ou de intenção de compra, etc.

Próprias ou Internas – nossas percepções, sentimentos, experiências, nosso conhecimento técnico, nossa razão e nossa emoção.

Muitas vezes não existe um caminho único a ser seguido e como também não existe uma verdade absoluta a ser acreditada. Muitas escolhas podem até nos levar para os mesmos lugares, ou até mesmo para resultados bem distantes.

Certa vez o filósofo Confúcio disse: “Onde quer que vás, vá de todo o coração”. Confúcio estava nos dizendo que precisamos ser fiéis a nós mesmos; utilizarmos da razão, porém embebida na sensibilidade. Devemos agir tecnicamente, mas com o sentimento daquele que ama o que faz, respeita seus ideais e principalmente tem respeito por outras pessoas. Precisamos estar presentes em razão e emoção.

Basta você olhar para os lados e verá quantas pessoas estão trabalhando sem nenhum tipo de sentimento, “ligadas no modo automático”, exercendo suas funções de forma mecânica, alheias aos acontecimentos e a outros seres humanos que os cercam. São pessoas que atuam sem entusiasmo, motivação, sem amor próprio ou amor pelo próximo.

Na vida é preciso agir com inteireza. Inteireza é uma palavra definida no dicionário como: a qualidade ou estado daquilo que é inteiro; com integridade física e moral. Precisamos estar inteiros para darmos o melhor de nós mesmos por aquilo que estamos fazendo naquele momento. Estar inteiro também é estar com o outro, pelo outro, interessado no bem estar e no sucesso do outro (clientes, fornecedores, parceiros, família, amigos, comunidade).

Um trecho da música Por Inteiro do cantor e compositor Wilson Sideral diz: “Não importa o arranjo, em conjunto somos mais do que solo”. Estar inteiro não é estar sozinho, mas sim em sintonia com o mundo. Juntos somos mais do que um.

Da próxima vez que tiver que tomar uma decisão, estiver atendendo um cliente, ou conversando com um funcionário, colega de trabalho ou alguém da sua família, esteja por inteiro. Com inteireza. E não se esqueça do velho amigo Confúcio: “Onde quer que vás, vá de todo o coração”.

Afine-se para o sucesso!

Veja outros artigos deste autorVeja artigos de outros autores

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas