Datas Comemorativas

Hoje é: Dia do Ministério Público.

Amanhã é: Dia do Técnico da Segurança do Trabalho.

Artigos

Daniel Machado - daniel.machado@imaginie.com

CEO da Imaginie, empresa que oferece soluções tecnológicas inovadoras para a educação.

Como a tecnologia pode melhorar performances no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, é uma das provas mais importantes do país. Em 2015, o exame registrou 8,4 milhões de candidatos inscritos. Alunos de todo o Brasil se preparam ao longo do ano e têm na tecnologia uma grande aliada neste processo.

A tecnologia é hoje crucial para a educação de qualidade. Para estudantes, a tecnologia, sobretudo a internet, os smartphones e seus aplicativos e as redes sociais, congregam informações e interatividade que facilitam o aprendizado. Através da tecnologia, escolas e professores também ganham ferramentas pedagógicas estratégicas que elevam a qualidade do ensino, além de facilitar a gestão e a logística do grande volume de informações, provas e papéis que circulam diariamente nos colégios.

Atualmente, alunos que se preparam para o Enem podem recorrer a outros meios que garantem suporte e auxílio aos seus estudos. Não faltam recursos tecnológicos inovadores para ajudar os estudantes na preparação para o vestibular.

A redação, por exemplo, é a parte mais importante para uma boa nota no Enem, já que é a única prova em que aluno pode alcançar 1000 pontos. Entretanto, com a grande demanda de textos que os professores recebem em salas de aula, corrigir e dar feedbacks qualificados para o aluno acaba se tornando um processo dificultoso, o que influencia diretamente no desempenho de cada um deles. Contudo, apps que permitem correções remotas, em qualquer parte do Brasil, têm solucionado esse problema e aprimorado o mercado educacional como um todo. Outros criam verdadeiras pontes entre as escolas, pais e alunos, unindo os três pilares essenciais para o sucesso dos estudantes. Tudo isso por meio de aplicações tecnológicas.

Poderia enumerar várias outras soluções educacionais, mas posso resumir dizendo que a tecnologia veio para revolucionar e mudar a forma de estudar e se preparar para o futuro. Portanto, é importante encará-la como uma importante aliada e aplicá-la em seu dia a dia para, assim, tirar melhor proveito dela e, de quebra, ainda alcançar aquela vaga na universidade dos sonhos.

Veja outros artigos deste autorVeja artigos de outros autores

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas