Datas Comemorativas

Hoje é: Dia do Cantor e Dia Mundial do Rock.

Amanhã é: Dia da Liberdade do Pensamento.

Artigos

Márcia Pitta - marciarpitta@hotmail.com

Educadora e escritora.

O jogo como estratégia para chegar ao foco

O prazer pela leitura, o conhecimento do conteúdo lido, a articulação da interpretação e a interação não vêm naturalmente e isso é fato.

Sabemos que é resultado de uma ação. E muitos de nós educadores nos questionamos qual a ação ideal para obtermos estes resultados.

O primeiro passo é ter a consciência de que não existem receitas prontas visto que o resultado da ação dependerá de inúmeras vertentes. Temos a considerar que as reações dependerão de fatos como: Disposição para abertura do novo; estado emocional diferenciado de grupo para grupo e de momento para momento são fatores fundamentais que divergem e influenciam muito no processo.

O registro da ação-reflexão-ação deve ser um hábito forte entre os educadores como uma forma de aperfeiçoar ações realizadas e reações resultantes. Antigamente brincar era considerada apenas uma atividade nada enriquecedora.

Mas hoje o educador experiente sabe bem que ao final das atividades lúdicas com uma turma de alunos, são adquiridas novas experiências através dos questionamentos, respostas inesperadas, erros e acertos... As informações adquiridas são aplicadas no grupo seguinte, e assim por diante, enriquecendo cada vez mais os resultados obtidos.

Receitas, textos imensos, aulas expositoras são formas cansativas de tentar impor um conhecimento. Nossas crianças e jovens estão ligados ao desafio, sintonizados na ansiedade e vivendo em um mundo pós-moderno que requer respeito além do conhecimento.

Hoje temos formas de ensinar e de aprender e não apenas de ensinar como se houvesse verdade absoluta. Crescemos e aprendemos quando diante de uma dúvida conseguimos encontrar a resposta, diante de uma dificuldade conseguimos sanar a charada e diante de um conflito conseguimos lidar com os buchichos.

Estes procedimentos nos ajudam a desenvolver as habilidades necessárias para encararmos não apenas aquele momento lúdico, mas partindo dali, adquirimos com ele conhecimento e habilidade para, em outros momentos, inclusive quando adultos, agirmos com calma e presteza diante de uma dúvida, dificuldade e conflito.

Veja outros artigos deste autorVeja artigos de outros autores

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas