Datas Comemorativas

Hoje é: Dia do Cantor e Dia Mundial do Rock.

Amanhã é: Dia da Liberdade do Pensamento.

Artigos

Marcos Schneider - mschneider@sanepar.com.br

Geógrafo, Especialista em Geoprocessamento e Geografia Ambiental.

Mandela: A memória que permanecerá no mundo!

Desde minha época de ensino fundamental e médio nas disciplinas de História e Geografia, sempre foi abordado a importância de Nelson Mandela. Naquela época o termo mais discutido em sala de aula referente a Mandela era sobre suas ações antiapartheid e conflitos regionais sociais principalmente na África do Sul. Pouco se discutia sobra à história social e política deste homem. Na faculdade (final da década de 90) aprendi, que o “Madiba” não era apenas um personagem histórico e revolucionário, mas o grande político democrático da história!

Mandela não foi apenas um presidente, preso político, ganhador do prêmio Nobel da Paz, nacionalista etc., e sim um “verdadeiro líder”. Ficou preso durante 27 anos (1963 – 1990) sendo eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, nas primeiras eleições multirraciais do país.

Sob o ponto de vista de muitos líderes da história mundial, Mandela não é lembrado somente pelos seus atos e exemplos, mas, pelo que defendeu e idealizou como personagem social e político. Em alguns casos, podemos dizer que o “Madiba” foi o significado direto e prático de figura política democrática.

“Eu lutei contra a dominação branca, e lutei contra a dominação negra. Eu cultivei o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. Este é um ideal pelo qual eu espero viver e alcançar. Mas se for necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer", afirmou.

No dia 5 de dezembro de 2013 este líder se foi. Foi apenas um corpo, mas não a sua memória que será eternizada não só em livros de história e geografia, mas na memória e na prática de todo e qualquer cidadão que acredita na igualdade social e valores que nascem do ambiente familiar que é a receita mais pura na construção de um mundo pacifico e valoroso.

“Mandela é o exemplo que verdadeiramente na sua história, construiu na prática os valores sociais democráticos e igualitários de uma nação”.

Veja outros artigos deste autorVeja artigos de outros autores

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas