Datas Comemorativas

Hoje é: Dia da criação do Ministério das Comunicações (1967).

Amanhã é: Nascimento de Victor Hugo, poeta, novelista e dramaturgo francês (1802).

Artigos

Juliani Cristina dos Santos - prof.juliani@hotmail.com

Possui graduação em História e Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. É professora do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná, atuando no Colégio Estadual Rio Branco, de Santo Antônio da Platina.

A importância da utilização das tecnologias em sala de aula

Pensar que anos atrás a educação era deficitária simplesmente porque não havia os recursos tecnológicos é um grande exagero porque indubitavelmente a educação de anos chamada tradicional atingia os objetivos de aprendizagem propostos para aquele momento histórico. Por outro lado, hoje tendo à disposição tantos recursos tecnológicos, não podemos nos furtar a não aproveitar dos recursos tecnológicos para utilizá-los didaticamente na sala de aula com fins a obter os melhores êxitos possíveis na consecução dos objetivos da educação, quais sejam educar cidadãos conscientes, eficientes e responsáveis.

Um ponto importante a ser pensado é que as novas tecnologias exigem novas metodologias de ensino, isso porque se por exemplo, um data show apenas reproduzir o que era realizado metodologicamente com o quadro-negro, talvez o aproveitamento da tecnologia estará deixando de ser utilizada em todo seu potencial. O universo da internet possibilitou diversas situações de interação entre os diversos sujeitos da educação, as redes sociais, por exemplo, que podem ser revertidas num momento de aprendizagem de conteúdos além da sala de aula.

Um aspecto que não pode ser esquecido que apesar de todas as possibilidades metodológicas que os recursos tecnológicos possibilitam faz-se necessário, pensar que o professor é um elemento fundamental não apenas na transmissão do conhecimento como também como educador. Pensar que um dia, a educação possa ser apenas on line, é desconsiderar que o processo de educar é um procedimento relacional e que no ambiente escolar não apenas ocorre a transmissão de conhecimentos (informações), mas é todo um procedimento educacional que possibilita o amadurecimento do educando em diversas dimensões sobretudo no aspecto da socialização do estudante.

Enfim, é necessário ponderar que a educação tradicional tem grandes méritos que não podem ser esquecidos e por outro lado, não podemos esquecer sobre a importância do papel do professor diante das novas tecnologias. As novas tecnologias não podem ser desprezadas, porque através dela a aprendizagem pode ser efetivada de maneira mais satisfatória. Urge, ainda repensarmos sobre a identidade do professor na sociedade contemporânea. A carreira docente precisa ser mais valorizada para que os jovens sonhem com a carreira docente não apenas por uma questão salarial, mas também atraídos por conhecimentos de trabalho satisfatórias e o professor continuará sempre sendo o principal recurso didático por uma característica muito própria: é pessoa humana e a educação se realiza através da interação relacional de pessoas.


Veja outros artigos deste autorVeja artigos de outros autores

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas