Datas Comemorativas

Hoje é: Dia da criação do Ministério das Comunicações (1967).

Amanhã é: Nascimento de Victor Hugo, poeta, novelista e dramaturgo francês (1802).

Artigos

Pedro Antônio Bernardi - pedro.professor@gmail.com

Jornalista, economista e professor.

Vamos reanimar os jovens com testemunhos e obras

Família, escola e Igreja tem obrigação e missão sagrada de reanimar e educar os jovens para o sucesso, estudo e trabalho árduo, com determinação e seriedade. Comodismo, apatia e falta de bom senso não combinam com juventude. Ninguém espere no Brasil receber recompensa pelo bem comum e atuação em favor familiar, profissional e social, mas todos podem ter certeza que ela lhe será dada mais cedo ou mais tarde.

O Brasil de hoje é grande navio perdido em alto mar, vazio de esperanças e perspectivas, cheio de insegurança, sem rumo e sem destino. Pela ordem, políticos, governos e imprensa são responsáveis por iludir, ludibriar e matar a alma e os ideais da juventude. Em parceria, inverteram a ordem de prioridades. Preferiram circo, vinho, futebol e fama para alguns poucos. Sonegaram pão, vida, saúde, educação, trabalho e renda para milhões e milhões de cidadãos. Nos últimos anos, vírus mortais tomaram conta da ética, espiritualidade, ânimo, estudo, trabalho e empreendedorismo.

Há mais de quatro décadas, cultivo hábito de chegar alguns minutos antes do horário de início das aulas para ouvir alunos. Nunca escutei tantas reclamações e desabafos como nos últimos tempos. Mas isso não é só em sala de aula. Quem vai comprar pãozinho de manhã, ouve o dono da padaria que não aguenta mais pagar elevados impostos e presenciar tanto dinheiro público desperdiçado.

Pessoalmente, fui às 3h num posto de saúde para apanhar senha para consulta de pessoa enferma. Iniciou-se atendimento às 7h. Às 7h10min chegou a minha vez e ouvi da atendente, textualmente, que as senhas para clínico geral já haviam acabado. Quem estuda ou trabalha à noite, tem horário para sair, mas a insegurança é tanta que ninguém sabe se chega vivo ao seu domicílio.

Mesmo diante desse cenário, os jovens não podem desanimar e fracassar. Reitero para alunos, colaboradores e amigos que profissional competente, atualizado, ético e responsável não precisa temer desemprego, desordens temporárias e transformações tecnológicas, científicas e sociais. Com todas as letras, são poucas as autoridades que sabem dialogar. Por isso, é preciso filtrar o conteúdo dos monólogos pagos ou espontâneos veiculados nas diferentes mídias. No meu ponto de vista, a maioria desses emaranhados literários são obscuros, requentados e mal elaborados. Políticos, governos e imprensa não sabem ouvir e dialogar com a sociedade. Sejamos justos, há exceções.

Para aqueles que estão com a mente confusa, indignada e conturbada, sugiro pequena fórmula: tome banho morno, vista a melhor roupa que possui, vai à uma igreja, confesse, ajoelhe-se ou sente bem próximo do sacrário, converse abertamente com o Pai Todo Poderoso. Ele vai iluminar caminhos da paz, realização, felicidade e prosperidade.

Veja outros artigos deste autorVeja artigos de outros autores

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas