Datas Comemorativas

Hoje é: Dia da Criatividade.

Amanhã é: Dia do Conselheiro Tutelar.

Artigos

Jorge Antonio de Queiroz e Silva - queirozhistoria@uol.com.br

Historiador, palestrante e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

Valter Johnson e a Universidade Livre da Floresta Atlântica

Valter Johnson, ambientalista e membro da diretoria executiva da Organização Não Governamental (ONG) Universidade Livre da Floresta Atlântica, esteve no último 20 de agosto no CEEBJA Ayrton Senna, em Almirante Tamandaré, para a realização de duas palestras, turnos vespertino e noturno, nas aulas de história do ensino médio, acerca do tema Meio Ambiente e Sustentabilidade. 

Johnson começou o encontro tocando o Hino Nacional com uma harmônica (instrumento de sopro), com talento, o que foi apreciado por estudantes e por mim. 
Realizou retrospectiva histórica com ênfase nas espoliações dos colonizadores e contemporâneas, contribuindo, e muito, com a consciência histórica e política dos estudantes. 

O Art. 225 da Constituição Federal e as Leis N.0 9.605/98 e 9.433/97 determinam: que os indivíduos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado; as sanções penais para quem degrada o meio ambiente; a política Nacional de Recursos Hídricos. Apesar disso, Valter Johnson enfatizou que o Brasil está na rota do furacão por conta do desmatamento e degradação do meio ambiente.

Falou sobre a fundação da Organização Não Governamental (ONG) Universidade Livre da Floresta Atlântica, em 01 de agosto do ano corrente, cujo objetivo inicial é a produção de abelhas, pois sem elas o Planeta entraria em falência.  As abelhas são responsáveis pela polinização do Planeta. A polinização possibilita a reprodução da flora, ou seja, sem a existência da flora, os animais não existem e nem tampouco os humanos. Esses insetos estão em processo de desaparecimento. De acordo com a doutora Maria Caldas Pinto, do Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), as abelhas são fundamentais para a humanidade.

Sendo assim, a Universidade Livre da Floresta Atlântica, conforme Johnson, desenvolverá projetos para procurar recursos para a formação de apiários. 
Valter Johnson está de parabéns por desenvolver a cidadania ao salientar a emergência da integração entre seres vivos e humanos para a harmonia do Planeta. Façamos também nossa parte nesta vida.

Veja outros artigos deste autorVeja artigos de outros autores

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas