Datas Comemorativas

Hoje é: Dia de São João.

Amanhã é: Dia do Imigrante.

Artigos

Fabiano Brum - contato@fabianobrum.com.br

Escritor, coach e palestrante nas áreas de motivação, vendas, empreendedorismo e educação.

C.A.R.I.S.M.A.

Algumas pessoas têm um tipo de sedução que faz com que sejam naturalmente admiradas, queridas e tenham maior eficácia na comunicação e no relacionamento com seus contatos.

A esta “habilidade” podemos dar o nome de Carisma, e como toda habilidade o Carisma deve ser praticado e aperfeiçoado continuamente.

Sabemos que profissionais carismáticos se destacam com mais facilidade onde quer que escolham atuar. Vamos então utilizar as letras da palavra C.A.R.I.S.M.A. em forma de acróstico para sugerir algumas práticas que podem nos tornar mais carismáticos.

Cultive o bom humor: Pessoas gostam de alegria. Procure manter um sorriso verdadeiro no rosto, veja sempre o lado bom das coisas e fale de coisas positivas. Não seja uma pessoa “azeda”.

Importante: Não confunda bom humor com palhaçada, existem pessoas que para parecerem bem humoradas, ficam o tempo todo contando piadinhas, zombando dos outros e muitas vezes acabam sendo inconvenientes e chatos.

Aja com naturalidade: Nada pode ser forçado! Seja você mesmo, espontâneo e autêntico, mas não abuse em roupas espalhafatosas no local de trabalho. Gargalhadas exageradas também não combinam com local de trabalho a não ser que você trabalhe em um circo ou seja humorista. Lembre-se que o limite que nos afasta do ridículo é nosso bom senso.

Relacione-se com pessoas: Comunique-se, seja amigável e acessível. Procure sempre ajudar os outros, saiba agradecer e reconhecer o esforço alheio. Mostre interesse pelas pessoas, preste atenção aos pequenos detalhes (nomes, aniversário, datas especiais, etc). Relacionamentos devem ser cultivados e bem cuidados para se gerar bons frutos. Pesquisas sobre contratação e recolocação de funcionários nas empresas apontam que 80% das vagas são ocupadas por pessoas que receberam alguma indicação.

Inspire Confiança e Entusiasmo: Para ser admirado é preciso ser ético e mostrar autoconfiança. Atue com entusiasmo e será entusiasta!

Simplicidade com Elegância: Todos nós procuramos pelo que é simples e funcional. Tudo o que é complexo e sem equilíbrio acaba nos afastando. As canções dos Beatles por exemplo, eram elegantemente simples, fáceis de acompanhar, e por este motivo conseguiam ser carismáticas.

Mantenha-se em Condições de Jogo: Cuide da sua aparência: Se você anda sempre com uma má postura, com roupas mal cuidadas, barba por fazer e cabelos desarrumados, seu cliente irá achar que você é “desarrumado”, seu produto é “desarrumado” e sua empresa é “desarrumada”.

Ame e será amado: Seja apaixonado pelo seu trabalho. Envolva-se com causas que você realmente acredita. Carisma tem a ver com credibilidade. Se você não gosta do que faz, dificilmente alguém irá lhe dar algum crédito.

Pense nisso e afine-se para o sucesso!

Veja outros artigos deste autorVeja artigos de outros autores

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

Artigo do Dia

Reprovação, Retenção e Repetência



Autor(a):

Ítalo Francisco Curcio