Datas Comemorativas

Hoje é: Dia do Ministério Público.

Amanhã é: Dia do Técnico da Segurança do Trabalho.

Artigos

Silvia Soler Bianchi - silvia.bianchi@anhanguera.com

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura, e coordenadora dos cursos de Pedagogia, Letras, Tradutor-Intérprete e História na Anhanguera Vila Mariana.

Pedagogia: a profissão do futuro

A Pedagogia é a ciência que estuda os princípios da educação. Trata-se de um conjunto de técnicas, princípios, métodos e processos voltados para a formação integral do ser, visando sempre seu aperfeiçoamento. Por muitas décadas, o estudante da área possuía um campo de trabalho restrito, voltado para a sala de aula, coordenação ou gestão, sempre em atividades ligadas apenas ao ambiente escolar, em instituições de ensino formais.

Atualmente, o amor à profissão e o reconhecimento de sua importância social se mostram em valores incontestáveis, fazendo com que tais profissionais possam mergulhar em outras atividades, além do magistério. A formação em pedagogia oferece um grande leque de oportunidades no campo profissional, como, por exemplo, a atuação em consultorias e assessorias, editoras de livros didáticos, empresas produtoras de conteúdo para cursos EAD e escolas de idiomas.

O pedagogo ainda pode atuar em hospitais e clínicas, onde presta assistência e auxilia na continuidade das atividades educacionais de crianças e jovens que não podem frequentar normalmente as aulas, devido à algum tipo de tratamento. Em espaços culturais, como bibliotecas, museus e brinquedotecas, pode agir como ludoeducador e em ONGs exerce funções na área de pedagogia social, para promover a transformação social. Em órgãos públicos, são educadores sociais e podem realizar também treinamento e coordenação em instituições privadas. As novas matrizes curriculares do curso auxiliaram na renovação da carreira e expansão de suas atividades.

Apesar das diversas novas oportunidades citadas, o formado não deixa de ser o protagonista na administração escolar, o maior campo de aderência do pedagogo. Nesta atividade, trabalha em conjunto com alunos e professores das instituições educacionais, para o progresso do currículo e organização das práticas pedagogias e administrativas, sendo o responsável pela instituição. Independentemente de sua escolha de atuação, a paixão por educar e o lecionar é o combustível que move todos os pedagogos.

Veja outros artigos deste autorVeja artigos de outros autores

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas