Datas Comemorativas

Hoje é: Dia do Ministério Público.

Amanhã é: Dia do Técnico da Segurança do Trabalho.

Artigos

Magali Metz - magali.metz@qi.edu.br

Mestre em Educação e psicóloga.

Bem-estar docente

A conceituação de bem-estar docente está fortemente ligada ao significado do trabalho para cada professor, as percepções desta dimensão como parte de suas vidas e a satisfação que os mesmos experimentam ao exercer a docência. O bem-estar docente é uma espécie de avaliação positiva que os professores fazem sobre seu trabalho e sua própria vida. Expressa a ideia de motivação docente relativa a um conjunto de competências de resiliência e de estratégias desenvolvidas para conseguir realizar seu trabalho frente as dificuldades que a profissão apresenta, na busca de ultrapassá-las e chegar ao melhor do desempenho.

Ensinar é um ato emocional, mas a emoção difere para cada professor. A emoção que emana do trabalho docente tem muito a ver com as relações positivas com os colegas, com a escola, com os alunos e consigo mesmo e do reforço de sua identidade profissional. A identidade profissional é uma dimensão pessoal em constante construção, na medida em que se apropria da cultura e dos contexto sociais, provoca orgulho e satisfação pelas atividade desenvolvidas pelo professor, tendo, portanto um forte componente afetivo que influi diretamente nos vínculos que se firmam entre o professor e a escola o que poderá refletir diretamente no estudante. Por isso ela pode ser diferente em sentido e significado para cada um.

O aspecto afetivo-emocional é de suma importância para o bem-estar docente e deve ser uma preocupação não só dos professores, mas também da escola, pois na emoção docente estão envolvidos não somente os motivos, os projetos e a personalidade que cada um tem para apresentar esta ou aquela reação, mas também o ambiente em que este docente está inserido, como ele percebe o ato de ensinar.

As atitudes positivas em relação aos colegas e aos estudantes e em relação a si próprio, são fontes de bem-estar, pois os sucessos diários se dão com a valorização das qualidades pessoais e relacionais. Gostar de ensinar e de estar com os alunos são pressupostos básicos de bem-estar docente, pois há uma estreita relação entre o bem-estar docente e o bem-estar discente, no que se refere às relações, pois a satisfação do professor influencia diretamente a satisfação do estudante, principalmente na sala de aula.

O bem-estar docente não é a ausência de mal-estar e sim centra-se na figura do professor enquanto ator de sua própria vida, seu papel frente as vivências sociais e as possibilidades de lançar mão de suas forças enquanto apoio para os demais que fazem parte de sua rede de convivência. Bem-estar docente é o reconstruir-se diariamente.

Veja outros artigos deste autorVeja artigos de outros autores

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas