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Celso Maurício Hartmann - celsohart@positivo.com.br

Graduado em Informática, licenciado em Matemática, pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior e mestre em Inteligência Artificial. Atualmente, ocupa o cargo de diretor do Colégio Positivo.

O retorno para a rotina escolar: como motivar crianças e adolescentes?

O início do ano letivo é um momento de adaptação tanto para alunos quanto para professores. A escola e a família trabalham em conjunto para formar cidadãos éticos e responsáveis, por isso devem se unir para preparar as crianças e jovens para o fim do período de férias e o retorno à rotina escolar.

Para isso, deve-se trabalhar meios de desenvolver a motivação para cada um voltar a sala de aula – crianças ou adolescentes –, transformando esse momento em algo prazeroso. Nesse sentido, pais e professores têm papel fundamental.

Os pais precisam preparar o filho emocionalmente para as aulas, conversando sobre os pontos positivos do regresso, como o fato de rever amigos e aprender assuntos novos. Uma das formas de fazer isso, especialmente com crianças menores, é envolvê-las na organização do material, do uniforme e da mochila. É importante compreender os sentimentos do filho, especialmente a ansiedade e a resistência ao novo ambiente. Se até nós, adultos, sofremos no retorno das férias, é natural esse tipo de sensação por parte das crianças. Apoio, incentivo e paciência fazem parte desse processo.

É normal que os filhos alterem o horário de sono e de alimentação durante as férias, dormindo e acordando mais tarde e fazendo as refeições em horários alternativos. O ideal é que essa rotina tão necessária no período escolar seja gradativamente incluída dentro da regra que será comum ao longo do ano.

Nas primeiras semana de aula, os pais precisam passar confiança às crianças menores. Ser firme e breve no momento de se despedir, tendo convicção de que o filho estará bem na escola, é fundamental – por esse motivo, é importante que os pais tenham confiança e tranquilidade com a instituição de ensino escolhida para o ano letivo. Nessas ocasiões específicas, tranquilidade e determinação transferem a calma necessária para o retorno às atividades escolares.

Depois do papel dos pais, os mestres entram em ação. É preciso que as crianças e os jovens vejam nos professores uma pessoa aberta ao diálogo franco e dinâmico. Nesse sentido, os profissionais precisam aplicar sua sensibilidade e formação para perceber as necessidades e interesses de cada grupo, auxiliando na busca pelo novo. Embora em salas de aula as atividades sejam, normalmente, em grupo, é papel dos orientadores ressaltar o respeitar à individualidade de cada um, tentando aguçar sua criatividade e interesses específicos.

Os mestres devem saber aproveitar a inquietude e a contestação – especialmente dos adolescentes – para alimentar debates e discussões que alterem a rotina das aulas tradicionais. Ou seja, transformar o ambiente de simples exposição para a troca de ideias, fazendo com que o estudante desenvolva seu senso crítico com a leitura/acompanhamento de materiais e assuntos não necessariamente presentes nos livros e apostilas. Assim, o estudante percebe o benefício de estar em sala, pensando tanto nos desafios próximos (como o vestibular) e nos futuros (construção de sua vida).

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