Datas Comemorativas

Hoje é: Nascimento de Linus Pauling, cientista, EUA (1901).

Amanhã é: Dia Mundial das Doenças Raras. Foi escolhido este dia exatamente por ser também ele raro. Nos anos que não são bissextos, comemora-se no dia anterior, dia 28 de fevereiro.

Artigos

Marcilene Bueno - marcilex@gmail.com

Doutoranda em "Innovation in Engineering Education", na Unesp de Guaratinguetá (SP), mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É diretora da Mestra Educacional, uma entidade com vocação educacional, atuando presencialmente e a distância.

WAC: o fim da cultura da passividade em sala de aula

Pensar com mais estrutura, densidade e maior competência e ter como resultado uma maior aderência ao aprendizado: essa é uma das propostas da metodologia ativa chamada Writing Across the Curriculum, WAC, que trabalha as habilidades comunicativas, especialmente a da escrita.

Quando se trabalha o WAC, todo texto escrito é lido e comentado por um profissional da área de comunicação, ou da específica área de saber em que se insere a escrita. Ele vai sugerir alterações, correções e promover um diálogo com o autor para apresentar uma avaliação que fez para o texto escrito. Depois dessa devolutiva personalizada, o aluno irá reescrever e o processo terá início novamente.

Os benefícios acontecem de forma imediata para o aluno e professores porque ocorre uma ruptura com a cultura da passividade por parte dos discentes fazendo com que eles tenham uma maior mobilização cognitiva. Além disso, o acesso aos constantes feedbacks, proporcionados pelo método, tanto para cada um dos estudantes e seus responsáveis, quanto para toda a equipe da instituição escolar, são fundamentais para a apreensão do conteúdo, das habilidades e competências inseridos no processo.

Trata-se de um novo paradigma para a educação brasileira, que é promover uma aprendizagem tendo por base dados objetivos, periódicos e contínuos sobre o progresso de cada um dos alunos, o que significa passar do modelo da educação massificada para o da personalizada.

Essa prática, que já vem sendo utilizada com sucesso nos EUA, Canadá e Europa, ainda encontra alguns desafios para ser adotada no Brasil. O WAC vem sendo usando somente há três anos em algumas instituições de ensino porque muitos docentes e gestores desconhecem o método ou apresentam dificuldades em aceitá-lo. O docente precisa compreender os mecanismos da aprendizagem, segundo a ciência pedagógica contemporânea, e deslocar sua preocupação sobre o quê ensinar para o como o aluno aprende; é o que se considera a atitude necessária para a utilização das metodologias ativas. Isso abrange a desconstrução da memória que o profissional tem sobre como ele aprendeu a ensinar.

Durante as aulas, os professores precisam desenvolver a atitude necessária para um agir docente ativo, entender que aprender a escrever textos é um processo contínuo, e, além disso, formar-se para o exercício do método e obter assessoria especializada para o uso da tecnologia são dois itens fundamentais que culminaram no sucesso da aplicação do WAC em sala de aula.

Os gestores devem apoiar práticas pedagógicas a partir de metodologia ativas, adotando estruturas que as favoreçam como formação constante do seu corpo docente, planejamento e consideração do tempo de trabalho docente para a utilização de metodologias ativas, aquisição de tecnologia, implantação de ambientes que favoreçam o trabalho discente, entre outros.

Veja outros artigos deste autorVeja artigos de outros autores

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas

obs: respeitar letras maiúsculas e minúsculas